sábado, 15 de junho de 2013
A Deus demos glória - 1 Crônicas 25:1-8
terça-feira, 11 de junho de 2013
O gigante que venceu Davi II
Quando você pensa na vida de Davi, dois eventos, provavelmente, virão à sua mente. Você recorda a história em que o jovem Davi matou Golias ou se lembra de quando Davi cometeu adultério com Bate-Seba. No primeiro evento, Davi revelou sua humildade. No segundo, Davi revelou sua humanidade. Quando Davi conheceu o gigante chamado Golias, temos o privilégio de contemplar sua maior vitória. Quando Davi conheceu Bate-Seba, somos obrigados a assistir a sua maior derrota.
Davi se levantou durante a tarde e ao passear pelo palácio contemplou uma casa vizinha onde uma mulher estava tomando banho. A Bíblia diz que ela era “muito formosa” (11.2). Davi a cobiçou e mandou perguntar quem era (v. 3).
A cobiça concebeu – “Davi mandou perguntar quem era...” (11.3).
A resposta do servo foi: “É Bate-Seba filha de Eliã e mulher de Urias, o heteu” (v. 3). Talvez o servo de Davi estivesse oferecendo um aviso sutil: “Davi, ela é casada, e não apenas isso, ela é casada com Urias”. No capítulo 23 de 2Samuel, a Bíblia diz que Urias era um dos homens poderosos de Davi (2Sm 23.39), um de seus mais leais e dedicados soldados. Isso deveria ter resolvido à questão. Todavia, não aconteceu porque o pecado já estava consumado.
A cobiça dá à luz o pecado – “Então, enviou Davi mensageiros que a trouxessem; ela veio, e ele se deitou com ela” (11.4).
Davi havia pecado em seu coração. Algumas pessoas dizem: “Bem, tendo em vista que cometi adultério em meu coração, então eu posso praticá-lo”. Não é assim! Quando os desejos impuros por outra pessoa estão apenas em seu coração, pelo menos, só você está envolvido. Porém, ao se envolver fisicamente com outra pessoa você se aprofunda ainda mais no pecado. Há graus de pecado!
Um aspecto interessante no texto é a expressão: “Tendo-se ela purificado da sua imundícia” (v. 4), indica que Bate-Seba estava em seu período fértil (veja Lv 15.24). Isto prova que Davi era o pai da criança, pois, ela não estava grávida ao se deitar com Davi. O historiador inspirado não deixa ambiguidade sobre a interpretação do texto![1]
Para Davi, o seu mundo veio abaixo cerca de um mês depois, quando um mensageiro entregou-lhe uma carta selada (v. 5). Ele abriu e leu: “Estou grávida. Atenciosamente, Bate-Seba”.
Moisés escreveu: “Sabei que o vosso pecado vos há de achar” (Nm 32.23). O pecado sexual nunca é um assunto privado entre dois adultos. Pessoas inocentes se machucam. Como veremos, a família de Davi sofreu terríveis consequências por causa de sua noite de paixão com Bate-Seba. No Salmo 32, Davi declarou que a mão do Senhor pesava dia e noite sobre sua vida. A espada jamais se apartou de sua casa (2Sm 12.10).
“Seja fiel à sua mulher e dê o seu amor somente a ela” (Provérbios 5.15).
[1] Keddie, G. J. (1990). Triumph of the King: The Message of 2 Samuel. Welwyn Commentary Series (95). Darlington, England: Evangelical Press.
[2] Anderson, A. A. (1998). Vol. 11: 2 Samuel. Word Biblical Commentary (156). Dallas: Word, Incorporated.
sábado, 8 de junho de 2013
John Piper - Faça guerra!
Corra na direção certa
Anos atrás, o britânico agnóstico Thomas Huxley teve que deixar o hotel bem cedo para um compromisso na estação ferroviária, então, solicitou um taxi ao hotel, e imaginou que o funcionário havia falado com o taxista. Então, quando ele entrou no carro, simplesmente disse ao motorista, “Dirija rápido”.
Lá foram eles. Depois de um tempo, Huxley, que conhecia a cidade, percebeu que eles estavam no caminho errado. Ele gritou para o motorista, “Você sabe para onde você está indo?” Sem olhar para trás, o motorista respondeu: “Não, senhor, mas eu estou dirigindo muito rápido”.
Obviamente, não é algo bom andar rápido se você estiver na direção errada! No entanto, muitas pessoas, até mesmo os cristãos, agem assim. Alguns vivem tão coupados correndo de um lado para o outro que não percebem que estão na direção errada. Se você deseja investir sua vida de maneira sábia, você precisa andar nos propósitos estabelecidos por Deus em Sua Palavra.
quinta-feira, 6 de junho de 2013
O gigante que venceu Davi – 2Samuel 11
A primavera chegou, e Davi deveria ter saído com suas tropas para a batalha. Mas ele pensou: “Joabe pode lidar com isso, eu mereço um descanso” (2Sm 11.1). O sucesso muitas vezes nos leva a pensar que depois de tanto trabalho, temos o direito de descansar. Isso é um grande perigo.
Permanecer em casa numa situação como essa não era o costume de Davi (5.2; 8.1-14; 10.17; 18.3; 21.17). Enquanto o exército lutava com sucesso em solo estrangeiro, Davi perdia a batalha da tentação em sua casa.[1] Ao ficar no palácio, Davi, em todos os sentidos, abandonou a “armadura de Deus” (Ef 6.11). O que ele não sabia é que estava prestes a pagar um preço amargo pelo seu descuido![2]
Tiago declara: “... cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte” (Tg 1.14-15).
Esta é a progressão exata da queda de Davi. O texto sugere três elementos que contribuíram para sua decadência.[3]
Seduzido pela sua própria cobiça – “Davi viu...” (2Samuel 11.2).
Davi se levantou durante a tarde e ao passear pelo palácio contemplou uma casa vizinha onde uma mulher estava tomando banho. A Bíblia diz que ela era “muito formosa” (11.2). Davi a cobiçou e mandou perguntar quem era (v. 3).
Os homens são despertados, principalmente, pelo que veem.
Existem algumas diferenças fisiológicas fundamentais entre homens e mulheres quando se trata da atração sexual. Os homens gostam de olhar e as mulheres de serem olhadas. Assim, há duas lições muito práticas sobre estes fatos:
Primeiro, irmãs, pensem seriamente na santidade das vestes. Vocês devem se vestir modestamente. Se você usar roupas sedutoras, será extremamente difícil para seus irmãos em Cristo manter uma vida pura. Você pode pensar, “Bem, eles não deveriam ter mentes tão sujas”. Mas se você pensa assim, você está sendo ingênua para um fato básico da maneira como Deus criou o homem e a mulher. Não importa quão espiritual seja um homem, ele tem hormônios. Bate-Seba foi parcialmente culpada ao tomar banho em um lugar onde Davi podia vê-la.
Segundo, irmãos, pensem seriamente na santidade dos olhos. Jó disse: “Fiz aliança com meus olhos; como, pois, os fixaria eu numa donzela?” (Jo 31.1). O adultério começa pelo olhar. Se você quer obedecer a Deus e vencer a guerra contra a luxúria, você deve fazer um compromisso sério com os seus olhos. Isso significa que certas revistas, programas de TV e filmes estão fora dos limites.
Davi viu Bate-Seba e tirou os olhos de Deus. Quando contemplou Bate-Seba, ele não viu o pecado, viu apenas a sua beleza. Porém, o que ela não sabia é que o pecado promete uma noite de aventura, mas paga com grande amargura.
“Seja fiel à sua mulher e dê o seu amor somente a ela” (Pv 5.15, NTLH)
[1] Smith, J. E. (1995). The Books of History. Old Testament Survey Series (2Sm 11.2–12.25). Joplin, MO: College Press.
[2] Keddie, G. J. (1990). Triumph of the King: The Message of 2 Samuel. Welwyn Commentary Series (92–93). Darlington, England: Evangelical Press.
[3] Keddie, G. J. (1990). Triumph of the King: The Message of 2 Samuel. Welwyn Commentary Series (92). Darlington, England: Evangelical Press.
segunda-feira, 3 de junho de 2013
Palavras sábias - Eclesiastes 12:6-14