segunda-feira, 13 de junho de 2011

Deus é o nosso Refúgio (Salmo 46)


Você certamente já ouviu falar no “Fort Knox”, o depósito de ouro dos Estados Unidos, localizado em Kentucky. Em 2006, a quantidade total de barras de ouro guardadas em Fort Knox pesava 4.570 toneladas, ou cerca de US$ 170 bilhões em barras de ouro.
Do lado de fora o Forte Knox é uma fortaleza impressionante. O cofre possui uma porta à prova de explosão de 22 toneladas. Além disso, são necessários dez funcionários diferentes para abrir a porta. O governo dos EUA tem plena confiança de que todo o ouro em Fort Knox está seguro. O depósito de ouro dos Estados Unidos é considerado o “banco” mais inexpugnável do mundo, pois Jamais foi assaltado.
Hoje nós vamos pensar em uma fortaleza que é mais segura que o Fort Knox, o Salmo 46, declara que o Eterno, o Todo-Poderoso, o Deus sempre vitorioso é a nossa fortaleza.

Podemos confiar em Deus mesmo diante das tragédias naturais.
1 Deus é o nosso refúgio e fortaleza,
socorro bem presente nas tribulações.
2 Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne
e os montes se abalem no seio dos mares;
3 ainda que as águas tumultuem e espumejem
e na sua fúria os montes se estremeçam.

 Esta é uma descrição dos desafios que o povo de Deus vai enfrentar. É o retrato de um terremoto catastrófico em que o mundo inteiro será abalado, e as montanhas serão lançadas no mar, e o impacto será tão grande que toda a terra será abalada. O que encontramos aqui, nada mais é do que um quadro de Gênesis 1 invertido, onde todas as distinções entre a terra e o mar que Deus estabeleceu serão desfeitas. Mas, por que o salmista faz isto? Para nos lembrar do poder de Deus, o poder do Altíssimo capaz de nos proteger contra qualquer situação. Não importam quais sejam as tragédias naturais, o povo de Deus estará seguro em meio às transformações mais violentas da natureza. Podemos confiar em Deus mesmo quando o mundo estiver fora de controle.
Assim como o governo dos EUA conhece o poder e a segurança de Fort Knox, o Salmo 46 nos dá quatro descrições de como Deus é poderoso, observe:

Em primeiro lugar, o Salmista declara que Deus é nosso refúgio. Esta é uma palavra que fala do que Deus é capaz de fazer, Ele nos defende e nos protege. É interessante observar que o salmista não diz que Deus oferece refúgio, ou que Ele envia um local de refúgio, na verdade, o salmista diz que Deus não é apenas o provedor de nossos abrigos; Ele é nosso abrigo! Ele é o nosso refúgio! E assim encontramos conforto e segurança porque Deus é a nossa defesa. 
Algumas pessoas pensam que o dinheiro é capaz de trazer segurança. Mas, pergunte para alguém que teve seus investimentos confiscados pelo plano Collor.  Como o homem rico da parábola, onde Jesus diz: “Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te... Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?”  (Lc 12.19-20). Ou seja, o dinheiro não pode nos proteger do julgamento. Ele sequer pode nos proteger contra o desgosto, o fracasso, o pecado, a doença ou um desastre neste mundo.
Outras pessoas pensam que estarão seguros por causa da sua formação especializada, habilidades e talentos pessoais. Mas mesmo os educados e altamente qualificados sofrem reversões repentinas da fortuna.
Outros ainda acham que podem encontrar segurança em suas famílias, amigos ou contatos profissionais. Mas basta a morte de um ente querido para se descobri como a vida é cheia de incertezas.
Entretanto, o salmista declara que Deus é o nosso refúgio. Somente em Deus poderemos encontrar segurança mesmo quando tudo parecer contrário. Às vezes, Deus nos protege do que está acontecendo ao nosso redor, “Caiam mil ao teu lado, e dez mil, à tua direita; tu não serás atingido. Somente com os teus olhos contemplaráse verás o castigo dos ímpios” (Sl 91.7-8). Em tais ocasiões, Deus é a nossa fortaleza. “O Senhor é a minha rocha, a minha cidadela, o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo em que me refugio; o meu escudo, a força da minha salvação, o meu baluarte” (Sl 18.2).

Em segundo lugar, o Salmista declara que Deus é a nossa força. Isto significa que Deus é Aquele que é forte quando somos fracos. Se versículos 2 e 3 descrevem algo que esta prestes a acontecer, não importa o quão forte você seja. Se o mundo estiver tremendo e sendo abalado por um grande terremoto, não importa o quão forte você seja, você vai precisar de alguém infinitamente mais forte. E assim o salmista está nos lembrando que temos “alguém mais forte”, Deus! Ele é quem nos fortalece quando somos fracos e incapazes de responder aos desafios da nossa situação atual. É por isso que Neemias declarou em meio à tristeza, “a alegria do Senhor pode ser a nossa força (Neemias 8.10).

Em terceiro lugar, o Salmista declara que Deus é nosso socorro bem presente. Ele está extremamente próximo, principalmente no tempo da angústia.  Assim como uma criança com medo do escuro, diz: “Papai, eu posso dormir com você esta noite?” Porque ele conhece a segurança da proximidade especial de seu pai, assim também em tempos de aflição o povo de Deus, necessita conhecer a respeito da proximidade e cuidados especiais de seu Pai Celestial. 
Os Salmos nos dão um vislumbre desta verdade. No Salmo 23, Davi nos versículos 2 e 3, fala de Deus na terceira pessoa: “O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo...”
 Observe a mudança a partir da terceira pessoa para a segunda pessoa. É como se o salmista estivesse dizendo que ele sente uma proximidade de Deus, sobretudo no vale da sombra da morte. Ele sabe quem Deus é, Davi celebra essa verdade nos três primeiros versículos, mas quando ele está no vale da sombra, ele declara: “Tu estás comigo” (você em inglês). É como se o próprio Deus estivesse de pé ao seu lado. Davi está celebrando essa verdade: “Ele é o nosso socorro bem presente”.
Qualquer que seja a tragédia que enfrentemos – seja um problema extremamente sério, ou a dor de perder um ente querido, ou quem sabe, a perda do emprego, problemas emocionais, conflitos nos relacionamentos, - Deus é maior que os nossos problemas. Ele está prontamente disponível! Ele é o socorro bem presente!
Durante um terremoto, há alguns anos, os habitantes de uma pequena aldeia ficaram alarmados com o tremor, mas também ficaram alarmados com a tranqüilidade e a alegria aparente de uma mulher idosa que todos conheciam. Alguém perguntou a ela: “A senhora não tem medo?” “Não!”, ela respondeu: “Eu me alegro em saber que tenho um Deus que pode agitar o mundo”.

Rev. Jocarli A. G. Junior

2 comentários: