sexta-feira, 3 de junho de 2011

A Metáfora - por Rômulo de Oliveira

Há um grupo em nossa igreja que está lendo – para estudo –, o livro “Em seus passos o que faria Jesus?” Autor: Charles M. Sheldon da Editora: Mundo Cristão. Excelente livro que recomendo a sua leitura a quem gosta de ler e a quem “nem tanto”.
 Como incentivo aos que “nem tanto”, aí vai um resumo: Uma pergunta provocante orienta o dia-a-dia de um grupo de jovens cristãos de uma cidade que se compromete, por um ano inteiro, a não fazer nada sem antes perguntar o que Jesus faria no lugar deles. Uma obra de ficção que aborda situações reais sobre valores morais e prática cristã. Uma história que propõe a reflexão prática sobre conceitos e valores para a vida cotidiana.
Com respeito e apenas para nossa reflexão, gostaria de inverter o titulo do referido para: Em meus passos como faria Jesus.
Devemos perguntar assim todos os dias, enquanto caminhamos na nossa família, no nosso trabalho, na nossa escola, no nosso lazer e principalmente quando caminhamos na nossa Igreja. Muitos são trazidos aqui – e dependem de nós –, para descobrir como andar num caminho chamado Jesus Cristo.
“Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?... Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (Jo 14.5-6). Essa é uma metáfora maravilhosa que também Tomé teve dificuldade de entender. Muitos de nós apesar de já termos desvendado e aceitado a metáfora e já termos entrado e já termos saído pela Porta e achado pastagem (Conf. Jo 10.9), ainda assim, podemos – quando momentaneamente desatentos –, falharmos trilhando atalhos perigosos.
Fica claro então, que devemos fazer dos nossos passos os passos que dariam o Senhor.  Nós em nossos passos devemos prestar muita atenção aos que foram entregues a nós: nossos familiares, nossos colegas de trabalho, os da escola, nossos Irmãos, e principalmente aos nossos convidados ou os que espontaneamente nos visitam aqui na nossa igreja.
Com certeza “estarão nos filmando”. Nós não somos luz? 
Pois é... Você sabia que a luz também tem “pé”? O salmista disse que “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho” (Sl 119.115). Quando por aí andamos, nossos pés são muito bem vistos, pois estão duplamente iluminados.
Minha oração é que “A palavra de Cristo habite em vós ricamente, em toda a sabedoria; ensinai-vos e admoestai-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, louvando a Deus com gratidão em vossos corações” (Cl 3.16) Maranata, Amém.   
Rômulo de Oliveira

7 comentários:

  1. Olá a todos, este foi meu sogro "falando", o grande Romulo, pai da Sarah.

    Parabéns sogrão.

    Ao site indicou a publicação de um vídeo, as intervenções são minhas. Creio que precisamos, TODOS os que têm Deus no coração, cobrar dos políticos que assim se apresentam sobre suas REAIS convicções e posições.

    O vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=SUtvHmvT2gY.

    Grande abraço a todos
    Alex Brum Machado - Cavaleiro do Templo

    ResponderExcluir
  2. O profeta Romulão é uma bênção para a igreja deste tempo. Louvo a Deus por sua vida e dedicação. Quer aprender a ter uma vida simples aos pés de Jesus? Pergunte-lhe como.

    Fabio Hertel

    ResponderExcluir
  3. Um texto atento, lúcido, capaz de comover... Pai, você é meu orgulho! E o orgulho do Pai. Sua Igreja está de parabéns pela publicação deste escrito (e de outros tantos que tens, guardado, porque não?). Parabéns! E, como diz o Fabio Hertel - Habacuque 2:2 na veia!

    ResponderExcluir
  4. Como sempre o Senhor Deus tem iluminado o meu querido irmão Rômulo. Tenha certeza que mais uma vez o senhor foi usado para nos instar.
    Que Deus o abençoe sempre.
    Um forte abraço de sua "filha" de Anchieta.
    Leylanne

    ResponderExcluir
  5. SEMPRE TEM SIDO DE GRANDE VALIA AS SUAS INDICAÇÕES E SUGESTOES , OBRIGADO POR MAIS ESSA , QUE O SENHOR O ABENÇOE COM MUITO MAIS , PARABENS...
    UM ABRAÇO !!!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá meu irmão,
    Claro que é muito bom ter um escritor e estudioso da palavra de Deus na familia. Como papai ficaria feliz em ver isso. Mas, nessa impossibilidade, glorificamos nós sua herança na terra, e um filho que teme ao Senhor, que ele pode deixar aqui. Glória mais uma vez ao Senhor de toda a terra. O Salmo 102:18 profetiza: "Ficará isso registrado para a geração futura, e um povo que há de ser criado, louvará ao Senhor". Aleluia.

    ResponderExcluir
  7. Palavra tão simples e ao mesmo tempo tão profundas. Entender, mas não só isso, compreender a passagem e a "metafora" aqui proposta, nos leva à vida simples que o evangelho proprõe tendo como percursor nosso Jesus Cristo.
    Alegro-me compartilhar textos como esse, vindo de alguém tão especial, Romulão, mais que amigo um irmão que ganhei dado por Deusa.
    Benção eternas irmão.

    Moises Guedes
    Graça e Esperança sempre!

    ResponderExcluir