domingo, 2 de dezembro de 2012

Viva feliz na terceira idade!

j0401932A velhice não é um distúrbio da criação, nem muito menos castigo divino. Em termos de longevidade, é uma grande benção. Acredite nisso. Se você alcançou essa idade, é porque Deus achou por bem conservá-lo aqui na terra, acreditando que você será ainda útil e tem alguma missão a cumprir. Você deve crer que ninguém sobrevive um só dia a mais sem que isso seja do soberano propósito divino. Deus é Senhor do tempo. Ele tem em suas mãos o cronômetro da vida de cada um de nós.

Salomão acreditava nessa forma de soberania divina. E todas as vezes que expressou essa sua crença, o fez em termos de bênção: “Porque eles aumentarão os teus dias, e te acrescentarão anos de vida e paz” (Pv 3.2).  “Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras e se te multiplicarão os anos de vida” (Pv 4.10).

O Antigo Testamento está cheio de promessas de longevidade para aqueles que temem ao Senhor e andam nos seus caminhos. Aliás, o único mandamento com promessa, aquele que ordena honrar pai e mãe, fala do premio da longevidade: “... para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá” (Êx 20.12). Veja outras passagens: “O temor do Senhor prolonga os dias da vida mas os anos do perversos serão abreviados” (Pv 10.27); “Andareis em todo o caminho que vos manda o SENHOR, vosso Deus, para que vivais, bem vos suceda, e prolongueis os dias na terra que haveis de possuir” (Dt 5.33); “... para que temas ao SENHOR, teu Deus, e guardes todos os seus estatutos e mandamentos que eu te ordeno, tu, e teu filho, e o filho de teu filho, todos os dias da tua vida; e que teus dias sejam prolongados” (Dt 6.2).

A respeito de Davi, o homem segundo o coração de Deus, diz-se que ele morreu “em ditosa velhice, cheio de dias, riquezas e glória” (1Cr 29.28).

“Ditosa velhice” foi uma expressão encontrada pelo autor de Crônicas para caracterizar uma forma de bênção. “Ditoso” é aquilo ou aquele que tem dita, ventura, sorte, benção, bem-aventurança.

Abraão, “o amigo de Deus”, também morreu em “ditosa velhice” (Gn 25.7-8). Alguém já disse que a velhice é “a coroa da vida”. Num dos poucos Salmos que escreveu, Moisés ensinou-nos esta linda oração, que muito bem faríamos acrescentado-a as nossas preces diárias: “Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio” (Sl 90.12).

Esse “contar os nossos dias” não é a contagem regressiva de um ser pré-morto, a constante expectativa da morte. É, antes, a consciência da existência diária, o dia após dia, o aproveitamento de cada instante, o presente vivido intensa e sabiamente, com propósitos e ideias bem definidos.

Mesmo que seu corpo vá se degenerando com o avançar da idade, mantenha-se espiritualmente jovem. Viva intensamente tanto quanto possível!

Kléos M. Lenz César (Extraido do livro: “Fui moço, agora sou velho... e dai?”)

0 comentários:

Postar um comentário