quarta-feira, 30 de março de 2011

Deus está no Controle! [Apocalipse 4]

Quando pela primeira vez o Messias de Hendel foi apresentado em Londres, em 1743, na presença do rei George II, o rei, ao ouvir o coro Aleluia, ergueu-se de seu trono.  Ao pôr-se de pé com a cabeça curvada, ele indicava que o rei não era ele, mas Jesus, o Rei dos reis e Senhor dos senhores.

O tema central de Apocalipse 4 é a visão do trono de Deus, pois o mesmo é mencionado 13 vezes neste capítulo. Todas as características do capítulo podem ser delineadas com base em como eles se relacionam ao trono da glória divina.
 
I. O Trono. “... e eis armado no céu um trono...” (v. 2). A maioria das pessoas que afirmam ter tido visões do céu tendem a enfatizar o trivial e o bizarro. Mas a visão de João focaliza o trono da glória de Deus e Sua inefável majestade.
De forma semelhante, o profeta Isaías foi consolado durante um período traumático da história de Israel pela sua visão da glória de Deus, “No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo” (Isaías 6). O Trono é o verdadeiro centro do universo. Esse trono não está na terra, mas no céu. Quem está no trono, tem o controle de todas as coisas.

II. No Trono. “e, no trono, alguém sentado...” – Embora João não pronuncie o nome de quem está sentado no trono, é óbvio que Ele é Deus. O profeta Micaías também teve uma visão do trono glorioso: “Vi o Senhor assentado no seu trono, e todo o exército do céu estava junto a ele, à sua direita e à sua esquerda” (1Reis 22.19). O Salmista declarou: “Deus está sentado em seu santo trono” (Sl 47.8). Daniel também teve uma visão da sala do trono celestial (Dn 7.9-10). Mas talvez o olhar mais detalhado do trono celeste seja a visão do profeta Ezequiel (Ez 1.26-28).
“... e esse que se acha assentado é semelhante, no aspecto, a pedra de jaspe e de sardônio...” – Não se pode descrever em palavras humanas o que Deus é em sua essência. João diz que Ele é semelhante, no aspecto, a pedra de jaspe (a mais cristalina, a mais pura, sem nenhuma poluição), um verdadeiro diamante. E a pedra de sardônio (cor vermelha, a mais translúcida que existe). A pedra de jaspe (branca) descreve a santidade de Deus e o sardônio (vermelho) o seu juízo. Ou seja, Deus é santo e justo! Um dia todos terão que prestar contas e haverá choro e ranger de dentes. Deus é amor, mas também é fogo consumidor (Dt 4.24).

III. Em Torno do Trono. “... e, ao redor do trono, há um arco-íris semelhante, no aspecto, a esmeralda...” (v. 3) – Ao redor do trono havia um arco-íris. De acordo com Gênesis 9.13-17, um arco-íris simboliza a fidelidade da aliança de Deus, Sua misericórdia e graça. Os atributos de Deus sempre operam em perfeita harmonia. Sua ira nunca opera à custa de Sua fidelidade, os seus juízos, não revogam as suas promessas.
O julgamento está preste a sobrevir, mas o arco-íris lembra que, mesmo quando julga, Deus é misericordioso (Hc 3.2). Normalmente o arco-íris aparece depois da tempestade; aqui, porém, aparece antes da tempestade.
É interessante observar que a palavra trono aparece 42 vezes em Apocalipse: 40 vezes em referência ao trono de Deus, e 2 vezes ao trono de Satanás e da besta (12.13; 16.10). Em outros termos, não é Satanás, e, sim, Deus que está no controle.
 Portanto, não é Satanás, ainda que seja chamado o príncipe deste mundo (Jo 12.31), mas é Deus que está no comando e é digno de receber glória e honra e poder. A Ele seja a glória para sempre, Amém!

3 comentários:

  1. Muito boa a mensagem, tive a feliz oportunidade de presenciar o Rev. Jocarli Jr, pregando este texto na minha Igreja Presbiteriana de Manhumirim, no dia 26.3.2011 a propósito dos 89 anos de aniversário da IP Manhumirim.

    Ao Rev. Jocarli Jr, "que Deus lhe abençoe (e a todos os seus) sustentando-o na graça e no armor de Cristo Jesus, com saúde e paz."

    Marcos Alexandre de Faria Moreira
    membro IP Manhumirim

    ResponderExcluir
  2. Agradecemos a presença do Rev. Jocarli Jr, pastor desta IP Tabuazeiro na ocasião do 89º aniversário da IP Manhumirim... há uma breve cobertura de sua participação no nosso blog: http://ipmanhumirim.blogspot.com.

    Que Deus o abençoe sempre!

    ResponderExcluir
  3. Prezado Marcos, paz!

    Louvamos a Deus pelos 89 anos da IPB em Manhumirim... ficamos muito felizes com o carinho demonstrado ao Pastor Jocarli. Que o Deus Eterno continue abençoando grandemente a vida de vocês.
    Parabéns pelo blog da IPB em manhumirim... muito bom!

    ResponderExcluir