sexta-feira, 7 de outubro de 2011

A perspectiva correta das provações

Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações…” (1Pe 1.6)

barroAs provações são temporárias. “Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo...” – As provações não duram a vida inteira, pois eles são “por breve tempo”. Quando Deus permite que Seus filhos passem pelo forno, ele mantém Seus olhos no relógio e Sua mão sobre o termostato. Se nos rebelamos, Ele pode ter que acertar o relógio, mas se nos submetemos, Ele não permitirá que soframos um minuto demasiadamente longo. O importante é que aprendemos a lição Ele quer nos ensinar e que trazemos glória a Ele somente.

Nossas provações presentes, não importa quão grande, são insignificantes em à luz da eternidade. Assim, no meio da nossa dor, nós podemos ter uma grande alegria se vai centrar-se na falta de tempo e a glória eterna que nos espera quando Jesus voltar.

As provações são necessárias. “Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário...” – As provações são necessárias para refinar nossa fé. Mas também, Charle Haddon Spurgeon acertadamente escreveu que não só as provações, mas também as afliçções são necessárias. Ele argumenta que Cristo experimentou sofrimento até a morte no jardim. Se um cristão não passar por esses momentos, ele vai crescer orgulhoso, e não será capaz de relacionar-se com os outros que sofrem, e e vai perder as lições que nunca aprendemos de nenhum outro modo. Ele cita Martinho Lutero dizendo que “a aflição é o melhor livro na minha biblioteca”.[1]

Malcolm Muggeridge, que se tornou um cristão antes de sua morte, disse no final de sua vida, “Ao contrário do que se poderia esperar, eu olho para trás nas experiências que no momento pareciam especialmente desoladoras e dolorosas com particular satisfação. Na verdade, tudo o que eu tenho aprendido, que tem realmente melhorado e iluminado minha existência, tem sido através da aflição e não através de felicidade” (Reader’s Digest [1/91], p. 158)

Assim, o objetivo das provações é refinar nossa fé, a perspectiva que precisamos nesse momento é entender que as provações são temporárias, necessária e o melhor de tudo, estão sob controle de Deus.


[1] SPURGEON, Charles Hadsdon. The Christian’s Heaviness and Rejoicing, Sermon’s Sermons [Baker], 5210 - 221).

0 comentários:

Postar um comentário