quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Fogo Amigo

Identity-Theft-FingerprintAlcançamos no dia 31de outubro de 2011, o número de sete bilhões de habitantes na Terra, dad os fornecidos pelo Fundo de População da ONU (UNFPA). Este é um dado que traz a todos os governos do mundo grande preocupação. Os denominados cristãos, também é proporcionalmente, uma multidão. Em particular, a pesquisa brasileira, via (IBGE), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Dá conta de que o crescimento dos evangélicos no Brasil disparou. Essa realidade tem gerado grande empenho das lideranças verdadeiramente comprometidas com a Igreja, em dar identidade clara, ante o país, da Igreja fiel aos ensinamentos dos Apóstolos. Portanto, nossa Igreja local, a IPB Tabuazeiro tem que estar alerta. Se nossa Identidade for clara, nosso serviço ao Reino for sem improvisos, se aguçarmos nossos Dons, então, a declaração de princípios que é a cada Domingo postado no rodapé do nosso boletim – “Queremos ser uma Igreja acolhedora, discipuladora e missionária, formada por pessoas que amam a Deus acima de tudo e ao próximo como a si mesmas” –, Será então, essa, de verdade a nossa identidade. O grande “avivamento” brasileiro, precisa ter endereços claros.
Evoco o Evangelho de Lucas, em cinco oportunidades para nossa reflexão. Gostaria de trazer ao centro da nossa atenção, apenas a “moldura” que é a mesma em cada uma das cinco preciosas passagens, com ênfase por mim acrescentada.


1. Lc 5.17-19. Ora, aconteceu que, num daqueles dias, estava ele ensinando, e achavam-se ali assentados fariseus e mestres da Lei, vindos de todas as aldeias da Galiléia, da Judéia e de Jerusalém. E o poder do Senhor estava com ele para curar. Vieram, então, uns homens trazendo em um leito um paralítico; e procuravam introduzi-lo e pô-lo diante de Jesus. E, não achando por onde introduzi-lo por causa da multidão, subindo ao eirado, o desceram no leito, por entre os ladrilhos, para o meio, diante de Jesus”.
2. Lc 8.40-48. “Ao regressar Jesus, a multidão o recebeu com alegria, porque todos o estavam esperando. Eis que veio um homem chamado Jairo, que era chefe da sinagoga, e, prostrando-se aos pés de Jesus, lhe suplicou que chegasse até a sua casa. Pois tinha uma filha única de uns doze anos, que estava à morte. Enquanto ele ia, as multidões o apertavam. Certa mulher que, havia doze anos, vinha sofrendo de uma hemorragia, e a quem ninguém tinha podido curar [e que gastara com os médicos todos os seus haveres],veio por trás dele e lhe tocou na orla da veste, e logo se lhe estancou a hemorragia. Mas Jesus disse: Quem me tocou? Como todos negassem, Pedro [com seus companheiros] disse: Mestre, as multidões te apertam e te oprimem [e dizes: Quem me tocou?. Contudo, Jesus insistiu: Alguém me tocou, porque senti que de mim saiu poder.Vendo a mulher que não podia ocultar-se, aproximou-se trêmula e, prostrando-se diante dele, declarou, à vista de todo o povo, a causa por que lhe havia tocado e como imediatamente fora curada.Então, lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz”.
3. Lc 18.15-16 “Traziam-lhe também as crianças, para que as tocasse; e os discípulos, vendo, os repreendiam. Jesus, porém, chamando-as para junto de si, ordenou: Deixai vir a mim os pequeninos e não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus”.
4. Lc 18.35-42 “Aconteceu que, ao aproximar-se ele de Jericó, estava um cego assentado à beira do caminho, pedindo esmolas. E, ouvindo o tropel da multidão que passava, perguntou o que era aquilo. Anunciaram-lhe que passava Jesus, o Nazareno. Então, ele clamou: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!E os que iam na frente o repreendiam para que se calasse; ele, porém, cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim!Então, parou Jesus e mandou que lho trouxessem. E, tendo ele chegado, perguntou-lhe: Que queres que eu te faça? Respondeu ele: Senhor, que eu torne a ver.Então, Jesus lhe disse: Recupera a tua vista; a tua fé te salvou.
5. Lc 19.1-4. “Entrando em Jericó, atravessava Jesus a cidade. Eis que um homem, chamado Zaqueu, maioral dos publicanos e rico, procurava ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, por ser ele de pequena estatura. Então, correndo adiante, subiu a um sicômoro a fim de vê-lo, porque por ali havia de passar.
É fácil ver a moldura daqueles “quadros” narrados por Lucas, repetindo-se em nossos dias. São muitos Pastores, e Pregadores televisivos, e uns sem números de Denominações, e Ministério que arrastam multidões de “seguidores” que olhando para Cristo, bloqueiam ao invés de abrir caminho, de facilitar a quem está vindo, querendo se aproximar para conhecer, ou apenas vê-Lo. Não os atraem para Cristo, antes repelem. Muitos apresentam o evangelho distorcido, com isso afastam seus discípulos da Verdade. Outros satisfeitos, agradecidos por haverem sido alcançados se agrupam em volta da verdade e usufrui do maravilhoso convívio na Igreja e perdem o dom de Atrair. E vamos seguindo no meio da “Multidão” dando frutos de forma decrescente conforme vemos Mateus narrando: Mt 13.23 “Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende; este frutifica e produz a cem, a sessenta e a trinta por um”.
Creio que se cada um de nós desse fruto a “um por um” quantos frutos então a IPB Tabuazeiro daria? Se Plantarmos, mesmo que outro venha a colher, estaremos desemoldurando a nossa Igreja Local, e abriremos o CAMINHO para os que estão por vir. Que Deus nos abençoe.

Rômulo de Oliveira

0 comentários:

Postar um comentário