domingo, 6 de maio de 2012

A Tragédia de Crentes Mundanos (Gênesis 19)

imagesSempre que ouço falar de cristãos professos que caíram em pecado que acarretou em grande escândalo, sempre me pergunto: “Como é que eles chegaram a esse nível tão baixo?” 

Ao ler a história de Ló em Gênesis 19, a mesma pergunta surge: Ló era alguém verdadeiramente salvo? Se a história de Ló se resumisse ao livro de Gênesis, minha resposta seria não! Mas, o apóstolo Pedro chama-o de um homem justo, “o justo Ló, afligido pelo procedimento libertino daqueles insubordinados (porque este justo, pelo que via e ouvia quando habitava entre eles, atormentava a sua alma justa, cada dia, por causa das obras iníquas daqueles)” (2Pe 2.7-8). Verdadeiramente, conhecemos apenas o exterior, mas Deus, graciosamente conhece o coração do homem.

Mas, como é que Ló chegou a esse ponto? Ló permitiu que pequenas falhas se transformassem em uma terrível tragédia.

A trajetória descendente de Ló começou quando ele olhou para as campinas do Jordão (Gn 13.10). Foi uma escolha baseada no egoísmo e na ganância, sem nenhuma consideração por Abraão, ou pela vontade de Deus. Ele estava tentando chegar ao sucesso financeiro, sem nenhuma preocupação em promover a glória de Deus. Diz a Bíblia que, Ló ia armando as suas tendas até Sodoma (v.12).

Em seguida, vamos encontrá-lo sentado no portão e vivendo em Sodoma (Gn 19.1-2). Ele alcançou um estilo de vida confortável para sua família. No entanto, seus padrões morais tornaram-se turvos, quando ele teve a coragem de oferecer suas filhas aos homens pervertidos de Sodoma, na tentativa de proteger os seus dois visitantes angelicais (Gn 19.8).

Os anjos o arrastaram para fora da cidade e o exortaram a fugir para as montanhas. No entanto, Ló queria seguir com sua antiga vida e pediu aos anjos para fugir para uma pequena cidade chamada Zoar. Sua esposa, que não conseguia tirar os olhos das coisas que ficaram em Sodoma, olhou para trás e morreu. Ló e suas duas filhas fugiram, primeiro para Zoar, em seguida, para uma caverna nas montanhas.

A degradação final de Ló com suas filhas foi apenas o resultado cumulativo de muitos compromissos com o mundo (Gn 19.30-38). A ganância levou-o para Sodoma e o manteve lá, apesar da advertência de Deus. Assim, as filhas de Ló rapidamente aprenderam com a ganância do pai e com os pecados de Sodoma.

Em 1977, o francês Richard Baron d'Arcy manteve um leão de dois anos de idade em sua casa como um animal de estimação. Uma noite, o Barão tentou fazer com que o leão fosse ao banheiro, onde geralmente passava a noite. Porém, o leão se recusou a ir, saltou sobre o seu mestre, e em poucos minutos o levou à morte.

O pecado é como um leão. Pode ser bom no início, mas em algum momento vai se voltar contra você e o resultado será terrível. De fato, “grandes pecados” ou “pecados escandalosos”, sempre começam com pequenas concessões.

Um comentário:

  1. Boa mensagem. Antes de um copo transbordar ele vai enxendo. Deus abençoe para que possamos refletir acerca de nós mesmos e nos consagremos totalmente ao Senhor!

    ResponderExcluir