sábado, 23 de fevereiro de 2013

O que é Teologia Reformada? por jocarli a. g. junior

testeO livro “O que é Teologia Reformada?” de RC Sproul é uma introdução das bases da Teologia Reformada. Neste livro perspicaz, RC Sproul percorre os fundamentos da Doutrina Reformada e explica como a crença reformada é centrada em Deus, com base na Escritura Sagrada e comprometida com a fé em Jesus Cristo.

O livro foi publicado pela Editora Cultura Cristã. R. C. Sproul é autor de mais sessenta livros, fundador e presidente da Ligonier Ministries e professor de Teologia Sistemática e Apologética no Knox Theological Seminary, em Fort Lauderdale, Flórida.

O livro é dividido em duas partes. A primeira consiste em cinco capítulos sobre os fundamentos da Teologia Reformada. Sem entender os fundamentos, o leitor terá dificuldades para compreender os cinco pontos do Calvinismo. Cada um deles é explicado em detalhes, mas com precisão suficiente.

1. A Soberania de Deus (Centrado em Deus);

2. A Importância das Escrituras (Baseada somente na Palavra de Deus);

3. Somente a fé (Comprometida somente com a fé);

4. O Ofício Tríplice de Cristo (Dedicada ao profeta, sacerdote e rei),

5. A Teologia do Pacto (Apelidada de teologia da aliança).

A segunda parte do livro é uma análise dos Cinco Pontos do Calvinismo do conhecido acróstico TULIP:

1. Depravação total;

2. Eleição incondicional;

3. Expiação limitada;

4. Graça Irresistível;

5. Perseverança dos Santos.

No entanto, Sproul prefere falar de Corrupção Radical, Escolha Soberana, Expiação Proposital, Chamada Eficaz e Preservação dos Santos. Estes termos esclarecem algumas interpretações equivocadas. Por exemplo, é fácil supor que o termo “Depravação Total” significa que o homem é tão mal quanto seria possível. Porém, a Teologia reformada reconhece que pecadores em sua condição decaída ainda são capazes de executar aquilo que os reformadores chamaram de “virtude civil”. Contudo, toda a ação, incluindo as inclinações do coração de quem a faz, é trazida sob o escrutínio de Deus e achada em falta.

Um excelente livro que deveria ser lido, principalmente, pelos oficiais de nossas igrejas. Lamentavelmente, a Editora Cultural Cristã demorou muito para publicar. Porém, mais triste ainda é o fato de que muitos líderes nunca terão acesso ao conteúdo.

Se você é oficial presbiteriano, para o bem de sua igreja, leia o livro “O que é Teologia Reformada?” de RC Sproul. Vale a pena!

0 comentários:

Postar um comentário