domingo, 21 de agosto de 2011

“COCEIRA NOS OUVIDOS” por Rômulo de Oliveira


“Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos;” (2Tm 4.3 Ênfase acrescentada). Como é bom termos a certeza de que estamos participando de uma Igreja – local –, onde podemos aprender à cerca da Palavra de Deus da forma que o próprio Senhor nos instrui. Vermos a Bíblia como “única regra de fé e prática” nos afasta das heresias. Heresias cada vez mais, parecida com a verdade. Pois alguns buscam na própria Palavra, exegese completamente fora de contesto com alvos e objetivos tão variados que não cabe neste escrito criticarmos.
Na quarta feira (10/08), o nosso pastor depois de meses de exaustivamente se esmerar conosco no estudo do livro do Apocalipse – livro tão estrategicamente negligenciado nesses últimos tempos –, voltou com mais uma poção das profecias e iniciou o estudo no Capítulo 21 daquele livro que revela: (v 3). “Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles” (Ênfase acrescentada). Foi um estudo que para nós todos não vimos o tempo passar, queira Deus que esta pastoral possa pelo menos servir de estímulo para que não faltemos às Quartas feiras a Igreja.
O Pastor com o datashow nos apresentou de forma clara o que Deus instruiu a Moisés e a Arão como Ele queria ser Adorado. Como eles deveriam construir e administrar o Tabernáculo. Ficou claro que a adoração a Deus, não permite improvisos. Ficou claro também –, respaldado pelo versículo acima citado – que o tabernáculo era o lugar central do arraial do povo onde O Próprio “Deus habitaria com eles”, ficou claro principalmente que era para O Senhor Jesus Cristo que aquele Tabernáculo apontava.
O Nosso Senhor, primeiro Tabernáculou com o Povo judeu, e continuou tabernáculando com Sua Igreja.
Volto a heresia parecida com a Verdade. Com a Palavra de Deus sendo tirada de muitos, pois está sendo ensinada de maneira equivocada. Temos visto sem nenhum esforço teológico para entendermos os “equívocos” – para não sermos duro –, proferido por muitos pregadores na televisão. Que trazem para os dias de hoje para deleite de muitos, e colocam lado a lado com seus púlpitos, fogueira santa, arca da aliança, e até mesmo réplicas do tabernáculo –, notem que propositadamente estou grafando-as com letras minúsculas –. Pois são assim que devemos enxergá-las –. Alguns estão chegando ao cúmulo de importarem de Israel ovelhas para sacrificá-las pelos pecados de seus membros. Não cabem mais comentários, a não ser o fato de que o Povo de Israel – excluo a Igreja que lá existe –. Povo que teve Deus habitando no meio dele, que tiveram Patriarcas e profetas, e reis que falaram e ouviram a Deus frente a frente. Que conviveu com “Deus que Se Fez Homem e Habitou no meio dele e O rejeitou. Hoje não têm mais O Templo, não têm Sacerdote que possam sacrificar animais para expiação do seu pecado, e que não quer enxergar A Verdade, vive a mais de dois mil anos acumulando seu pecado como povo e individualmente transbordam na desobediência a Palavra que eles mesmos fizeram chegar até nós. Jesus Homem; nasceu, viveu e morreu como Judeu, Ele, o Verbo usou outros homens que como Ele também eram judeus para legar Sua Palavra ao mundo – e Lucas, que não era judeu, segundo alguns estudiosos bíblicos, era um prosélito – . Como importar então, para a Igreja usos e costumes, e símbolos, e práticas, e festas, e ordenanças, e sábados e tudo mais que Deus oportuna e exclusivamente deu ao judeus da Antiga Aliança? Oremos por aquele povo, para que muitos mais descubram que o Messias deles já Veio e O aceitem como Salvador e Senhor de suas vidas. Amem.
Rômulo de Oliveira.

4 comentários:

  1. O Rômulo me ensina que sem teologia perdemos tempo no mínimo ou rejeitamos o maior presente de Deus, no máximo. E que viver entre qualquer ponto desta linha é se assemelhar ao filho mais velho,na parábola do pródigo, que vivia na casa do Pai, mas não desfrutava da mesa do Pai.
    Me orgulho de tê-lo como um pai na fé, Rômulo. Que aos 69 anos completados hoje, ainda se relaciona com a Palavra como “única regra de fé e prática”. Que ainda curte as quartas na igreja. Que ainda honra seu pastor e valoriza seu datashow. Que ainda tabernacula com o seu Criador. E ah, que sabiamente une teologia com vida santa. Deus sorri olhando pra você. E isso te basta.
    Fabio Hertel

    ResponderExcluir
  2. Mais um belo texto, Rômulo. É a lei do tempo: está ficando um Vinho a cada tessitura nova - e acurado. Pra comentar, não posso fugir do diálogo: "Como é bom termos a certeza de que estamos participando de uma Igreja – local –, onde podemos aprender à cerca da Palavra de Deus da forma que o próprio Senhor nos instrui"[...]. Pois bem... Uma Igreja LOCAL pregando pro MUNDO! Jesus sempre foi Virtual, né, pai, no sentido lato do termo, ou não? Sempre esteve em todas as partes e sem fronteiras - ao alcance de todos, até dos que não o vêem... bastasse mais de um falando Dele: ele lá estaria! E quantos, através da sua fala, não falarão juntos? É a Teoria mais básica a respeito de texto, esta - a do diálogo independente. O aniversário é seu, mas os Parabéns vão pra Igreja Presbiteriana em Tabuazeiro, que não é mais LOCAL - caiu na REDE, agora ganhará mais leitores, ou melhor, PEIXES... "EU VOS FAREI PESCADORES DE HOMENS". Bom trabalho! Te amo muito, mas muito mesmo. Fico com o coração quentinho de orgulho quendo o leio... Deus não me colocou às Letras a toa! Foi pra te honrar. Terminando de tecer o meu texto e meus comentários sobre suas maravilhosas palavras, tão esclarecedoras: "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14a). E QUE PALAVRA MARAVILHOSA ESTE BLOG NOS MOSTRA!!!

    ResponderExcluir
  3. Meu Irmão Romulo... Pude ter o privilégio de conviver com esse ser humano incrível durante alguns anos. E, esse contato me ensinou a ser um "ser" humano e um "ser" cristão muito mais leve.

    Leonardo Alves

    ResponderExcluir
  4. Rômulo, ahhh meu irmão Rômulo. Delicia poder discorer sobre suas palavras e aprender um pouco mais da Palavra de Deus. Ao ler esse artigo é que aumenta minha vontade de estar com viocê outras tantas tardes de domingo, aprendendo de ti, amigo bem letrado naquilo que o Senhor nos deixou como instrução.

    Abraçõs de seu irmãosinho Mussa (Moisés para os demais)

    ResponderExcluir