quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Escuta, Rei meu e Deus meu! Sl 5.1-3


Davi nos ensina uma lição importante: nenhum perigo ou desconforto deve nos impedir de ter nossa comunhão matutina com o Senhor. Nesse salmo, Davi nos dá três instruções valiosas a fim de encorajar nossa comunhão diária com Deus.

1. Devemos nos preparar para nos Encontrar com o Senhor (Sl 5.1).
Se recebêssemos um convite pessoal para um encontro com o presidente da República, sem dúvida nos prepararíamos para esse encontro. No entanto, muitos cristãos começam o dia como se não estivessem na presença de Deus. Além disso, passam o dia inteiro ocupados com atividades seculares e quando chegam em casa, estão cansados demais para buscar a face de Deus. Tristemente, muitos estão com as agendas cheias de compromisso e vazias de Deus. Possuem tempo para tudo e todos, menos para o mais relevante, o Criador.

2. Devemos levar a Deus as nossas aflições (Sl 5.2).
Davi reconheceu sua dor interior (“gemido”), e sua oração foi uma súplica por socorro. Davi era o rei de Israel, mas para ele somente o Senhor era seu Rei (Êx 15.18). Era um homem com um coração quebrantado, mas sabia que o Senhor compreendia seus suspiros e gemidos (Rm 8.26).  Assim como Jesus Cristo (Mc 1.35), Davi era fiel a esse compromisso “a cada manhã” e não permitia que coisa alguma interferisse (Sl 55.18; Sl 59.17; Sl 88.14 e Sl 92.3).

3. Devemos buscar a Deus diariamente (Sl 5.3).
Davi não apenas era fiel em suas orações matutinas como também era organizado e sistemático. A palavra “apresentar”, no versículo 3, era usada para descrever a disposição ordenada dos pedaços do sacrifício animal sobre o altar (Lv 1.8). Também descrevia a disposição da lenha sobre o mesmo (Gn 22.9), a colocação dos pães sobre a mesa do tabernáculo (Lv 24.8) e o ato de arrumar a mesa e servir uma refeição para convidados (SI 23.5). Esse termo também possui conotação militar: um soldado apresentando-se a seu comandante para receber ordens e um exército em formação de combate no campo de batalha. Ao longo dos anos, muitos sol­dados haviam se apresentado a Davi para receber ordens, mas, antes de tudo, Davi se apresentava ao Senhor e ficava esperando. Dá a idéia de aguardar com ansiedade, olhando para o alto, para que Deus venha e o abençoe.
Portanto, em nossos encontros matutinos diários com o Senhor, devemos nos aproximar como sacerdotes levando os sacrifícios ao altar e como soldados nos apresentando para receber ordens de nosso capitão. Diante de tudo isto, como está a sua vida de oração?

2 comentários:

  1. Prezado pastor,

    Nos dias de intensa correria em que vivemos, nada melhor que um chamado para considerarmos o essencial (nosso Deus) em lugar do importante (as demais coisas), o prioritário em lugar do urgente. E o que é melhor, tomando como exemplo um grande homem de Deus que, certamente, possuia mais tarefas que nós!
    Parabéns pela reflexão!
    Que Deus continue a usá-lo ricamente!

    Wesley

    ResponderExcluir
  2. Amado Pastor,

    Esta é uma excelente reflexão para iniciar o ano de 2011 pensando em nosso compromisso com Deus, sendo de fato submissos à ele, considerando uma vida de oração e leitura bíblica como prioridade diáriamente.

    Paz de Cristo

    Davi

    ResponderExcluir