segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

O Deus Criador - [Gênesis 1.1]


Deus criou tudo, por meio de Sua palavra. Moisés declara que Deus criou “Os céus e a terra”. O termo “criar” (Bara, em hebraico) é usado nas Escrituras somente em referência à obra de Deus. Isso significa basicamente que o infinito, eterno, pessoal, Deus trino trouxe o universo à existência. Ele criou, a partir do nada, não havia material pré-existente.
Matthew Henry diz: “O primeiro versículo da Bíblia nos dá uma certeza, e um conhecimento melhor, mais satisfatório e útil sobre a origem do universo do que todos os volumes dos filósofos”.
Outro comentarista bíblico, Warren Wiersbe estava certo quando afirmou: “Esta simples declaração refuta o ateu, que diz que não há Deus, o agnóstico, que alega não podermos conhecer a Deus, o politeísta que adora muitos deuses, o panteísta, que diz que “toda a natureza é Deus...”
Não é por acaso que Deus domina o primeiro capítulo de Gênesis. Em trinta e um versículos, o nome de Deus é repetido 28 vezes. Ou seja, Deus é o foco central de Gênesis 1. Tudo no universo tem um começo, uma causa. Mas, somente Deus é eterno.

Abraão conhecia a Deus como “o Deus Eterno” (Gn 21.33). Moisés escreveu: “Senhor, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração. Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus” (Sl 90.1-2). O livro de Apocalipse descreve-o como “o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim” (Ap 21.6; Cf 1.8; 22.13). Além disso, os quatro seres viventes que cercam o trono de Deus clamam dia e noite: “Santo, santo, santo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, que era, e é, e há de vir” (Ap 4.8).
O autor de Hebreus declara: “Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem” (Hb 11.3).
Quando olhamos ao nosso redor, percebemos o cuidado de Deus. É maravilhoso como Deus fez tudo do nada, sem material preexistente.
Foi Ele quem criou os mares e os rios cheios de peixes. Quem criou os campos enfeitados de flores. Quem criou e encheu o céu de estrelas. O profeta Isaías declarou:“Levantai ao alto os olhos e vede. Quem criou estas coisas? Aquele que faz sair o seu exército de estrelas, todas bem contadas, as quais ele chama pelo nome; por ser ele grande em força e forte em poder, nem uma só vem a faltar” (Is 40.26).
 Em cada detalhe da natureza, podemos ver a assinatura de Deus. O universo é o teatro da glória de Deus. Na realidade, a natureza é uma orquestra gigantesca, onde cada obra da criação é um instrumento que entoa o louvor ao Deus criador.
O rei Davi no Salmo 19 nos diz que, podemos ver a glória de Deus no firmamento e a sabedoria de Deus no menor dos invertebrados. O universo não é fruto do acaso. Não é produto de uma explosão, nem surgiu de uma geração espontâ­nea.
Considere, por um momento a grandeza do universo. Se você pudesse viajar a velocidade da luz, levaria oito minutos da terra ao sol. Para ir do sol ao centro da Via Láctea, levaria cerca de 33.000 anos. A Via Láctea pertence a um grupo de cerca de 20 galáxias conhecido como o Grupo Local. Para atravessar o Grupo local, você teria que viajar a velocidade da luz em 2milhões anos.  Mas, para atravessar todo o universo conhecido levaria cerca de 20 bilhões de anos luz!
Toda esta obra vem das mãos do Deus Todo-Poderoso, cri­ador do universo. A vida é digna de ser celebrada, cada dia é um milagre especial da providência divina. Sim, Deus existe e ele é o criador. Ele é o autor da sua vida.

0 comentários:

Postar um comentário