quinta-feira, 15 de março de 2012

Basta, ó SENHOR Deus!

12sunflowers_van_gogh_thumb“Ele mesmo, porém, se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro;  e pediu para si a morte e disse: Basta; toma agora, ó Senhor, a minha alma, pois não sou melhor do que meus pais” (1Reis 19.4)

George Sweeting relatou que o famoso artista holandês Vincent van Gogh uma vez sentiu-se chamado para ser um evangelista. Ele cresceu em um lar cristão e, em 1878, com a idade de 24 anos, matriculou-se em uma escola para evangelização, em Bruxelas. Depois de formado, ele pregou durante um ano. Então, por razões desconhecidas, van Gogh abandonou o seu chamado. Em 1889 ele começou a pintar como um homem impulsionado, concluindo 200 pinturas em dois anos. Em seguida, aos 37 anos, confuso, pobre e doente, ele pegou uma arma e acabou com a própria vida. Ele decidiu que já tinha o suficiente.

Elias também chegou ao ponto em sua vida quando sentiu que tinha o suficiente. Ao invés de cometer suicídio, no entanto, ele pediu a Deus para tirar a sua vida. Mas Deus tinha outros planos para Elias. Ele sabia que alguns dos maiores sucessos do profeta ainda estavam à frente.

Deus providenciou-lhe satisfação ocupacional (15-17). Elias sentia-se cansado e fracassa­do. Queria a morte. Desistira de si mesmo. Deus o tratou revelando-lhe que o melhor da sua vida estava por vir. Elias pensou que o seu ministério havia chegado ao fim. Mas, Deus não desistira dele. Surpreendente­mente, em respostas às suas queixas, deu-lhe mais trabalho. Sua missão agora seria ainda mais ampla, seria internacional! Ele iria ungir reis e profetas, influir na história do seu povo e no futuro de outras nações. Isso revela claramente a confiança que Deus deposita em seus servos, mesmo quando eles se encontram frágeis e de­sanimados.

Talvez você também sinta a vontade de dizer: “Basta!” Não ao ponto de tirar a vida, mas, sentindo no coração o desejo de não mais caminhar com o Senhor. Deus entende, e se você colocar a sua vida completamente em Suas mãos, Ele pode lhe dar a graça de começar de novo. Quem sabe? Deus pode ter os anos mais produtivos de sua vida previstos para o seu futuro.

Elias não experimentou a morte física; ele foi honrado por Deus de uma forma muito especial. A vitória final enfim chegou à forma de um carro de fogo e num redemoinho (2Rs 2.11). Quão maravilhoso é pensar nisso. Você e eu teremos que passar por provações ao longo de toda nossa vida. Mas, Deus nos capacita para vencê-las. A Bíblia nos diz que “sabemos” que todas as coisas cooperam para nosso bem (Rm 8.28); inclusive as provações.

Não desista agora! As pedras do caminho não são obstáculos para fazê-lo cair, mas degraus para ajudá-lo a crescer.

0 comentários:

Postar um comentário