quarta-feira, 14 de março de 2012

Por que temer?

MP900444514 (1)1 Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito e como matara todos os profetas à espada. 2 Então, Jezabel mandou um mensageiro a Elias a dizer-lhe:  Façam-me os deuses como lhes aprouver se amanhã a estas horas não fizer eu à tua vida como fizeste a cada um deles. 3 Temendo, pois, Elias, levantou-se, e, para salvar sua vida, se foi, e chegou a Berseba,  que pertence a Judá; e ali deixou o seu moço. (1Reis 19.1-3).

No Capítulo dezoito do primeiro livro dos Reis, nos deparamos com um profeta extremamente confiante, cheio de fé. O capítulo dezoito termina dizendo que a mão do Senhor estava sobre a vida de Elias. No entanto, no capítulo dezenove, encontramos outro Elias. O profeta, outrora cheio de coragem, agora foge diante das ameaças da rainha Jezabel. O que de fato aconteceu? Teria o profeta perdido sua fé?

Ao ser jurado de morte por Jezabel, a idólatra e cruel rainha israelita, Elias fugiu para salvar a vida. “Em Berseba de Judá ele deixou seu servo e entrou no deserto, caminhando um dia. Chegou a um pé de zimbro, sentou-se debaixo dele e orou, pedindo a morte: Já tive o bastante, Senhor. Tira minha vida; não sou melhor do que meus antepassados” (1Rs 19.3,4).

O medo infundado pode nos causar um grande dano. Vance Havner gostava de contar a história de um homem que, acidentalmente, caminhava em um cemitério durante a noite. Quando ele percebeu onde estava, ele saiu de lá em tempo recorde, tropeçando nas lápides, caiu e arranhou-se nos arbustos. No outro dia, alguém lhe perguntou: “Você não sabe que os fantasmas não podem te machucar?” “Eu sei”, ele respondeu, “mas eles podem fazer você se machucar”.

Como o homem no cemitério, os temores de Elias eram infundados. O mesmo Deus  que o guardou em segurança no meio de 450 profetas de Baal era certamente capaz de protegê-lo da ira da rainha Jezabel. No entanto, seus medos o levaram a comprometer o seu testemunho e não permitiram que Deus demonstrasse seu poder contra a maldade nas regiões celestes. Em vez de confiar em Deus para protegê-lo, Elias fugiu para o deserto. Essa foi uma grande tolice!

No entanto, não somos diferentes do profeta Elias. Você sabia que o medo é uma das principais causas para a desobediência entre os cristãos? A Palavra de Deus está repleta de promessas de Sua provisão (Fp 4.19) e nossa proteção (Sl 91). Mas, tristemente, muitas vezes não conseguimos realizar a vontade de Deus porque temos medo de sermos prejudicados fisicamente ou financeiramente humilhados no processo. Isso também é tolice.

Você está enfrentando o medo hoje? Talvez você esteja com medo de perder o emprego, do diagnóstico de uma doença grave ou de ser deixado pelo seu cônjuge. Às vezes todos nós experimentamos o medo. Mas não permita que o medo impeça de ser usado por Deus. Ele tem guardado a sua vida até agora; que tal confiar nele durante o resto do caminho?

Creia! Deus tem cuidado de sua vida. Lance sobre Ele todo o medo que está te aprisionando e não ande ansioso porque Ele é o autor de toda boa dádiva, o Deus de amor, o Deus de toda paz que te ama e te sustenta com a Sua poderosa mão.

“lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (1Pedro 5.7).

0 comentários:

Postar um comentário