segunda-feira, 18 de março de 2013

Poderá alguém esconder-se por detrás de si mesmo?

sal_crosspor Rômulo de Oliveira

Estamos na minha igreja local estudando sobre o Apóstolo Pedro. Que homem admirável! Segundo meu entendimento, poucos de nós teriam a coragem de se mostrar tão transparente. O que muitos têm visto como distorção em seu caráter, eu vejo como qualidade de quem não tem medo de se expor ou de ser corajoso o bastante para se mostrar como realmente é.

Por isso, volto a perguntar: pode alguém esconder-se por detrás de si mesmo? Eu respondo: Muitos de nós temos tentado. Alguns até conseguem e, por tanto tempo, que chegam a acreditar que são, na verdade, o que se mostra à frente do ser que realmente são.

Tomo como exemplo apenas quatro discípulos de Jesus Cristo, entre doze: Pedro, João, Tomé e Judas Iscariotes. Homens do povo, convocados sem aparente pré-requisito – mesmo levando em conta a Presciência de Jesus –, “pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus;” (Fp 2:6). Ele sabe tudo, no entanto, segundo meu entendimento, reuniu, ensinou, treinou doze homens como eu e você, que podiam – e tiveram – seus caráteres transformados.

- Pedro, transparente, impulsivo, e o que mais “trabalho deu a Jesus.”

- João, transparente, manso, solícito, “o discípulo amado.”

- Tomé –, sobre ele, tenho que buscar apoio nos evangelhos para poder resumir o que leio da personalidade desse também transparente discípulo.

No capítulo 11 do Evangelho de João lemos o relato da morte e ressurreição de Lázaro. Jesus, nos versículos de11 a 13, fala aos doze que Lázaro havia adormecido e que iria para lá para despertá-lo. Os discípulos disseram “(...)se dorme, estará salvo.” Eles não haviam entendido que lázaro estava morto; então, nos versículos 14 e 15, O Senhor disse, claramente: “(...)Lázaro morreu (...) mas vamos ter com ele.” Atentem para Tomé na narrativa de João: “Então, Tomé, chamado Dídimo, disse aos condiscípulos: Vamos também nós para morrermos com ele.” (Jo 11.16).

Pergunto: Tomé teve receio de acompanhar Lázaro na morte, ou tentou desencorajar os seus pares a ir com Jesus até onde estava o morto? Logo a seguir, no capítulo 14, Jesus conforta os discípulos quanto a Ir preparar lugar na casa do Pai, que voltaria para buscá-los para continuarem juntos, e que eles sabiam o caminho para onde Ele iria. Então Tomé, sem medo de se expor, – como também fizera outras vezes Pedro –, toma a frente dos demais discípulos e: (V5), “Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; como saber o caminho?”. Tomé não queria sair dali com dúvidas.

Logo após, no capítulo 20 de João, vemos a narrativa da ressurreição dO Senhor Jesus, a Sua aparição a Maria Madalena e aos discípulos e, por fim vemos a total e explícita incredulidade de Tomé (Vs 24-28). “Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Disseram-lhe, então, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele respondeu: Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e ali não puser o dedo, e não puser a mão no seu lado, de modo algum acreditarei. Passados oito dias, estavam outra vez ali reunidos os seus discípulos, e Tomé, com eles. Estando as portas trancadas, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco! E logo disse a Tomé: Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente. Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu!”. Passo agora ao quarto discípulo que tomei como exemplo:

- Judas Iscariotes, ÚLTIMO discípulo a ser escolhido, segundo as narrativas em Mt 10, Mc 3 e Lc 6 TRAIDOR, segundo os mesmos textos, e também pelo Próprio Senhor, em Mt 26:25. “Então, Judas, que o traía, perguntou: Acaso, sou eu, Mestre?Respondeu-lhe Jesus: Tu o disseste.” POSSUÍDO POR SATANÁS, Lc 22-3. “Ora, Satanás entrou em Judas, chamado Iscariotes, que era um dos doze.” LADRÃO, em Jo 12:4-6. Vemos Jesus tendo os pés ungidos com um perfume muito caro, por Maria, irmã de Lázaro: “Mas Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, o que estava para traí-lo, disse: Por que não se vendeu este perfume por trezentos denários e não se deu aos pobres? Isto disse ele, não porque tivesse cuidado dos pobres; mas porque era ladrão e, tendo a bolsa, tirava o que nela se lançava”. Dando como acabado a descrição do caráter do último dos doze, não tenho dúvidas de que o epitáfio de Judas Iscariotes é FILHO DA PERDIÇÃO. Jesus, Em Suas palavras de despedida narrada em Jo 16, vemos as palavras de despedidas de Jesus a partir do versículo 25. No capítulo 17 vemos a oração sacerdotal. E chegando ao versículo 12, vemos que até mesmo Judas, o traidor, foi guardado: “Quando eu estava com eles, guardava-os no teu nome, que me deste, e protegi-os, e nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura”.

Judas, ao contrário dos outros onze discípulos, jamais saiu de detrás de si mesmo. Eu e você, a cada dia, devemos mostrar-nos sem sombras, na luz, cada vez mais transparentes para nossa família, para a liderança da nossa igreja local, para os irmãos, para o mundo e, principalmente, para Deus. Que Ele nos ajude nessa difícil tarefa.

0 comentários:

Postar um comentário