segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Será que o Dia Tem Mesmo 24 Horas?


“Não tenho tempo!” Essa é uma das frases mais ouvidas em nossos dias. Alguma vez você já desejou que seu dia tivesse trinta horas, ao invés de vin­te e quatro? 
E se pudéssemos aumentar as horas do nosso dia? Será que 30 horas resolveria o nosso problema? Quem sabe 35 horas? Será que não ficaríamos frustrados, da mesma forma, preenchendo essas seis ou onze horas a mais e caindo na mesma arma­dilha?


Tudo é urgente. Somos envolvidos pela tirania do ur­gente. O urgente luta por atenção. O urgente ataca o lar e seus relacio­namentos. Se pararmos para analisar a questão, podemos concluir que nossos rela­cionamentos familiares não estão como poderiam e deveriam ser, isso sem men­cionar nossas vidas pessoais. Trabalha­mos cada vez mais, para alcançarmos cada vez menos significado no que faze­mos. Nossos relacionamentos com nos­sos cônjuges e filhos diminuem assusta­doramente em qualidade e quantidade. Diante disso, o que podemos fazer? Será que a Bíblia nos ensina algo sobre como administrar melhor o tempo ou valorizar mais a família?

1. Pessoas antes de Coisas.
Um jovem casal que se amava pro­fundamente resolveu se casar. Os pri­meiros anos de vida em comum foram maravilhosos. Juntos montaram um ne­gócio e a empresa prosperou. Mais tar­de, vieram os filhos e a mulher deixou o trabalho para dedicar-se às funções de esposa e mãe. O negócio continuou a se expandir e eles puderam mudar para uma casa mais confortável, passando a usu­fruir, também, de um estilo de vida me­lhor.
Com o passar dos anos mudaram-se para uma das mais cobiçadas residênci­as da cidade. Ela possuía diversos casa­cos de pele caríssimos e um carro do ano, “top” de linha.
Mas, a excessiva entrega ao trabalho teve seu preço. A maior parte do tempo do marido consumia-se nos negócios. Uma noite, após um longo dia de traba­lho ele ouviu a esposa chorando baixinho ao seu lado, na cama:
- O que foi, querida?
- Acho que você não mais me ama!
- Como você pode dizer uma boba­gem dessas? Olhe para a casa que te­mos, para seu carro. Você tem as rou­pas mais lindas da cidade. Ninguém da­qui tem jóias tão caras quanto as que dou a você!
- Querido, eu não quero as coisas que você me dá. Quero você!
                              
         Nossa pri­oridade é darmos a nós mesmos e então, as coisas materiais, seja para o nosso cônjuge, filhos ou pais.


2. Lar antes da Profissão
Muitas pessoas casam com a pro­fissão, esquecem suas famílias e aca­bam cometendo um certo tipo de adul­tério. Veja o drama de uma esposa de pastor: “meu marido prega contra o adultério, mas na verdade ele está fazendo exatamente isso. Não que esteja tendo um caso amoroso com uma mulher. Mas, a Igreja tornou-se sua amante. Eu sou empregada da casa e nossos filhos são órfãos. Todo mundo o elogia porque é um pastor maravilhoso. Sempre está à disposição da Igreja. Sinto muito, mas não concordo com a visão que a congregação tem dele. Não acredito que agrade a Deus ele dar tão pouca atenção à família enquanto ministra aos outros.”[1]
Sua família é prioridade. O que adianta ganhar o mundo inteiro e perder seu bem mais precioso, sua família?

3. Cônjuge antes dos Filhos
Os filhos são herança do Senhor, mas a dedicação ao cônjuge deve sobrepujar ao relacionamento com os filhos. Existem pais que se devotam tanto aos filhos, que colocam seus cônjuges em segundo lugar. O elo principal em uma família não é entre pais e filhos, mas sim, entre marido e mulher.

4. Filhos antes dos Amigos
         Pai, talvez seja necessário que você abra mão de seu compromisso de sába­do à tarde com os amigos, do jogo de futebol com a turma do escritório, ou da visita já marcada, para ir passear com seus filhos, assistir o jogo da escola, fa­zer compras com sua filha ou pescar com seu filho.
Tal atitude, sem sombra de dúvida, mostrará a eles quanto você os conside­ra importantes.

5. Cônjuge antes de Si Mesmo
         Esta é realmente a essência, do pon­to de vista bíblico, no que diz respeito ao casamento. O amor ágape é “outro-cen­tralizado” (altruísta) e não auto-centralizado. Mes­mo no tocante à relação sexual, Paulo diz em 1Coríntios 7.3-5, que não há lu­gar para egoísmo nesse tão importante, sublime e íntimo relacionamento. Em nossa sociedade voltada para o egocen­trismo, os casais cristãos precisam conscientizar-se de que o amor ágape é o único que pode fazer um casamento realmente bem sucedido.

6. Espírito antes da Matéria
Em 2 Coríntios 4.18, Paulo diz: “...não atentando nós nas cousas que se vêem; mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas”. Mesmo sinceros e bem intencionados, somos impelidos pelos clamores do que há por fazer e confundimos o material com aquilo que é essencialmente do espírito. As coisas eternas são invisíveis. A alma, o galardão celestial, a fé, a esperança e o amor não podem ser vistos, mas são os mais im­portantes elementos do tempo e da eter­nidade.


Conclusão:
Se continuarmos a nos submeter ao urgente, abraçando um estilo de vida cada dia mais intenso, devemos, enquan­to é tempo parar e avaliar:
§         Será que precisamos de mais tempo ou administrar melhor o nosso tempo?
§         Quem recebe mais atenção e dedicação, seu trabalho ou sua família?
§         Devemos pedir a Deus que nos mostre suas prioridades para nossas vidas.

Que Deus nos ajude a caminhar rumo à disciplina de uma vida pessoal com Ele, aproveitando o tempo que temos em nossas mãos. Caminha com Deus nunca é perda de tempo!
CS. Lewis citou a seguinte frase: “Ame a Deus de todo seu coração e faça aquilo que quiser!” Se amarmos o Se­nhor nosso Deus de todo coração, tere­mos as perspectivas corretas para to­marmos decisões em nossas próprias vidas, e sermos bons mordomos do tem­po precioso, que passa tão depressa por nossas mãos!


[1] CHAPMAN, Gary, Soluções do Amor. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2000, 93.

Um comentário:

  1. São exatamente 23h 56 min 4,09s rsrs, o que mesmo assim deveria ser suficiente para dar atenção a família, amigos, trabalho, faculdade e principalmente a Deus.

    ResponderExcluir