domingo, 16 de janeiro de 2011

O que faz a Igreja Crescer? (Atos 6.1-7)

Em Atos 6 encontramos os apóstolos com um problema que toda igreja gostaria de ter. A congregação cresceu com tanta rapidez que os apóstolos não conseguiam lidar com a distribuição diária de alimentos, e, como resultado disso, alguns judeus gregos foram esquecidos. É maravilhoso verificar o crescimento da igreja primitiva: quase 3 mil creram (2.41), depois o número de crentes crescia diariamente (2.47), a seguir, o número de membros da igreja passou para 5 mil homens (4.4), e esse número multiplicou (6.1), e, mais uma vez, o número multiplicado cresceu muito (6.7).

Qual era o segredo desse crescimento surpreendente? Para obter a resposta, leia 5.41-42: os líderes estavam dispostos a pagar qualquer preço para servir a Cristo, e as pessoas viviam sua fé no dia-a-dia. Atos 5.42 é um bom padrão a ser seguido: (1) serviço cristão diário; (2) serviço na casa de Deus; (3) serviço de casa em casa; (4) trabalho de todos os membros; (5) serviço contínuo; (6) ensino e pregação da Palavra; (7) exaltação de Jesus Cristo. É relevante notar que, somente pastores e ministros não fazem a igreja crescer; todos os membros devem fazer sua parte.
Portanto, o que faz a Igreja crescer é a presença do Espírito Santo de Deus através da oração e da pregação fiel das Sagradas Escrituras.

2 comentários:

  1. concordo, mas a igreja que nao tem quem cuide com faz ?????

    ResponderExcluir
  2. Prezado irmãos, paz!

    Lamentavelmente, algumas Congregações ou Igrejas depois de um período de entusiasmo são abandonadas pela liderança... Contudo, um dia essa mesma liderança terá que prestar contas a Deus (1Pe 4 e 5).
    Mas, o melhor de tudo é que Deus jamais nos abandona. O Senhor estará sempre ao lado dos seus servos fiéis.
    Portanto, creio que o melhor é trabalhar independente das circunstâncias, sentimentos ou aparências.

    "Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo  por onde quer que andares" (Js 1.9)


    Em Cristo,

    Pastor Jocarli

    ResponderExcluir