quarta-feira, 11 de maio de 2011

O amor cristão


                 Uma jovem mãe, durante uma reunião da Igreja, admitiu que não conseguia encontrar tempo para fazer sua devocional diária. Ela tinha filhos pequenos para cuidar, e as horas simplesmente evaporavam. Certo dia, ela teve uma linda surpresa, duas irmãs da Igreja bateram a sua porta e disseram: “Viemos cuidar das crianças”. “Pode ir para o seu quarto e fazer sua devocional.” Depois de receber essa ajuda durante vários dias, a jovem mãe conseguiu desenvolver sua vida devocional.

            Alguém já disse que, o amor é o único tesouro que se multiplica por divisão. É a única dádiva que aumenta quanto mais você a reparte.  João, o apóstolo do amor tem muito a nos ensinar sobre tão valioso tesouro.

Os Benefícios do Amor Cristão
Após exortar os seus leitores a que ame de fato e de verdade, mediante obras de misericórdia, o apóstolo menciona três benefícios que o cristão recebe ao praticar o verdadeiro amor.

Amar Traz Certeza de Salvação
1João 3.19 “E nisto conheceremos que somos da verdade, bem como, perante ele, tranqüilizaremos o nosso coração...”
O cristão que pratica o amor cresce no entendimento da verdade de Deus e desfruta de um coração cheio de certeza diante de Deus. A palavra “amar” é um verbo, e todo verbo requer ação! Os discípulos de Cristo devem ser os primeiros a obedecer ao novo mandamento em sua vida (cf. Jo 13.34).

Amar  Traz  Tranqüilidade Diante de Deus
1João 3.20  “20 pois, se o nosso coração nos acusar, certamente, Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas.”
Para o apóstolo, amar de fato e de verdade não somente nos assegura que somos de Deus como também nos tranqüiliza diante dele.  Se praticarmos o amor verdadeiro para com os irmãos, nosso coração estará em ordem diante de Deus, pois o Espírito Santo não derrama seu amor em um coração no qual o pecado está sempre presente (Ef 4.30 – 5.2).

Amar Traz Certeza de que as Orações serão Respondidas.
1João 3.22 “22 e aquilo que pedimos dele recebemos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos diante dele o que lhe é agradável.”
O amor pelos irmãos produz uma ousadia de pedir o que se necessita a Deus. O amor pelos irmãos comprova que se vive dentro da vontade de Deus e que, portanto, Deus responde às orações.
Como cristãos devemos aplicar em nossa vida o teste elaborado pelo apóstolo do amor: amamos somente de palavras ou de fato e de verdade?
Portanto, o amor é uma evidência de que caminhamos com Cristo e uma certeza da vida eterna. Você ama a Deus? Você ama o seu próximo? Existe alguém com quem você precisa se reconciliar? Que tal colocar sua vida em ordem? Quando amamos a Deus, amamos aos que amam a Deus.

0 comentários:

Postar um comentário