segunda-feira, 9 de maio de 2011

O Perfil de uma Mãe Piedosa


A Bíblia tem muito a nos ensinar sobre a sublimidade da maternidade. No entanto, um dos exemplos mais lindos é a vida piedosa de uma mulher chamada Ana.
Ana se tornou mãe pela fé. Nos versos iniciais de 1Samuel, ela é apresentada como uma mulher sem filhos. Mas Deus lhe concedeu um dom precioso e ela se tornou a mãe de um dos maiores homens que já caminharam sobre a Terra.


Ana era dedicada ao marido
Contrariando à opinião popular, a característica mais importante de uma mãe piedosa é o seu relacionamento, não com seus filhos, mas com o marido.
Em um momento muito difícil, Elcana consolou sua mulher com estas palavras: “Ana, por que choras? E por que não comes? E por que estás de coração triste? Não te sou eu melhor do que dez filhos?” (1.8). Isso pode não parecer algo confortante, mas Elcana estava apelando para a satisfação que alegrava seu casamento. Repare no efeito: Ana foi encorajada - ela se alimentou e e foi ao templo buscar o Senhor (1.9-11).
Esse é o tipo de casamento em que uma mãe piedosa é dedicada - dedicação ao Deus de amor, dedicação a amar um ao outro. Esse é o solo onde as mães piedosas crescem e florescem.

Ana era dedicada ao seu Deus
Como muitas mulheres de hoje, Ana lutava com a dor da infertilidade. Ela queria o melhor de Deus, ser mãe. Todavia, em sua tristeza, Ana não reclamou do marido - não havia nada que ele pudesse fazer - e ela não revidou quando Penina a atormentava. Em vez disso, Ana confiou em Deus através da oração.
Essa é uma linda característica. Ela entendeu que Deus era a fonte das crianças, que só Deus poderia alterar sua esterilidade. Sua virtude distintiva era a sua fé constante. Em 1Samuel 1.12 está registrado: “Demorando-se ela no orar perante o SENHOR, passou Eli a observar-lhe o movimento dos lábios”. Suas orações eram constantes. Ela ficou lá orando com o coração partido, derramando lágrimas e esperança. Ana sabia para onde ir com seus problemas (1.18).

Ana era dedicada à sua casa
De acordo com a Sua perfeita vontade, Deus deu a Ana um filho – Samuel (1.19-20). Ela tinha um trabalho importante a fazer - cuidar, amar e instruir. Ana preparou seu filho  para uma vida de serviço a Deus - uma vocação tão elevada.
Nesse dia tão importante, todas as mães devem pensar um pouco sobre Ana. Ser dedicada ao marido, ser dedicada a Deus, e dedicada à sua casa no temor do Senhor. Essa é sua vocação e sua maior alegria.
E os maridos? Você tem criado um ambiente para a sua mulher ser uma esposa mais piedosa?
E os filhos? Você tem honrando a sua mãe? Você tem honrando o seu pai? Se você fizer isso, será abençoado.
Logo, devemos nos empenhar para que Deus seja glorificado em nosso lar.

Rev. Jocarli A. G. Junior

0 comentários:

Postar um comentário