sábado, 30 de julho de 2011

A Alegria de Viver em Comunhão com Cristo


“... a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória” (1Pe 1.8)

Os destinatários da primeira epístola de Pedro, assim como nós, nunca tinham visto a Cristo, mas eles desfrutavam de comunhão com o Supremo Pastor da mesma forma que nós. E a comunhão deles com Cristo era genuína porque era marcada pelo amor, confiança e obediência.

“... a quem, não havendo visto, amais...” – O amor mencionado por Pedro não é um emocionalismo superficial ou sentimentalismo. É o amor da vontade - o amor da escolha. Seus leitores tinham escolhido amar a Cristo apesar de nunca O terem visto fisicamente. Tal amor é marcado pela obediência, como Jesus afirma em João 14: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos Quem não me ama não guarda as minhas palavras....” (v. 15, 24). Para ter comunhão com Cristo é necessário amá-lo e obedecê-lo.

“... no qual, não vendo agora, mas crendo...” – Outro elemento da comunhão é a confiança. Depois de ouvir relatos sobre a ressurreição de Cristo, o discípulo Tomé declarou que ele iria confiar em Jesus somente depois de vê-lo tocá-lo. Jesus honrou a sua vontade, dizendo: “E logo disse a Tomé: Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente” (Jo 20.27). Mas, então, Jesus disse: “... Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram” (v. 29).

“... exultais com alegria indizível e cheia de glória” – Esta alegria é mais do que transitória, é inefável e cheia de glória. Não podemos expressá-la em palavras nem mesmo transmiti-la. Esta alegria não vem da abundância de bens materiais, pois ela não é passageira, mas cheia de glória. A alegria indizível vem da habitação do Espírito Santo em nossos corações e vidas. Alegria verdadeira não pode ser artificial ou fabricada. Ela é obra do Espírito em um coração quebrantado.

Desfrutar da comunhão com Cristo é um dos privilégios supremos da vida cristã. Mesmo que enfrentemos os vales mais escuros, podemos ter a certeza da presença de Deus. Ele nunca prometeu ausência de provações, mas sempre prometeu estar com seus filhos em meio às dificuldades (Hb 13.5b). Jesus é o Senhor da sua vida?

Um poema de um autor desconhecido descreve muito bem a promessa da fidelidade e da alegria indizível de Deus na vida daqueles que O seguem e obedecem aos seus mandamentos:

Deus não prometeu
Céu sempre azul, e
Caminhos floridos
Sempre para você.

Deus não prometeu
Sol sem chuva,
Alegria sem tristeza,
Paz sem dor.

Mas Ele prometeu
Força do alto,
Compaixão infalível,
E amor eterno.

0 comentários:

Postar um comentário