sábado, 9 de julho de 2011

Os Céus Celebram a Vinda do Cordeiro [Apocalipse 19.11-14]

No capítulo 19 de Apocalipse, os céus se abrem para a vinda do Cordeiro, o conquistador e o seu exército. Antes de descrever as bodas e a derrota iminente do inimigo, o apóstolo João expõe as características do cavaleiro, observe:
Ele é Fiel e Verdadeiro – “O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça” (v. 11) – A descrição de Jesus como Fiel e Verdadeiro está em contraste com a infidelidade e as mentiras de Satanás (12.9), o império do mal, o Anticristo (18.23), e os ímpios (2Tm 3.13). O próprio fato de que Ele está voltando, como prometeu, confirma que Jesus é Fiel e Verdadeiro.

Ele é aquele que a tudo investiga – “Os seus olhos são chama de fogo...” (v. 12) – Nada escapa à atenção de Sua visão penetrante. Ele pode ver os mais profundos recônditos do coração humano, porque “E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas” (Hb 4.13).
Ele é o vencedor supremo – “... na sua cabeça, há muitos diademas” (v. 12) – João observou que Cristo possui muitos diademas, que se refere à coroa de um governante (cf. 12.3; 13.1). A palavra “muitos” indica sua posse de coroas de todos os governantes, significa que somente Ele é o soberano da terra. Tomar a coroa de um rei derrotado era costume no mundo antigo. Depois de derrotar os amonitas, o rei Davi “Tirou a coroa da cabeça do seu rei...” (2Sm 12.30). As muitas coroas que Cristo vai usar são realmente uma troca justa para quem usou uma coroa de espinhos (cf. Fp 2.8-11).
Ele é inefável – “... tem um nome escrito que ninguém conhece, senão ele mesmo” (v. 12) – Nenhuma mente humana pode compreender a profundidade do seu ser. João observa que Jesus tinha um nome escrito que ninguém conhece senão Ele mesmo. Mesmo o apóstolo inspirado João não pôde compreender.
Ele é o vingador do seu povo – “Está vestido com um manto tinto de sangue, e o seu nome se chama o Verbo de Deus” (v. 13) – O sangue não representa o que Ele derramou na cruz. Este é um retrato de julgamento, não de redenção. O sangue é dos seus inimigos abatidos (Isaías 63.1-6). Além disso, Ele é a expressão plena da mente, vontade e propósito de Deus, “Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser” (Hb 1.3).
Ele é o amado da igreja – “... e seguiam-no os exércitos que há no céu...” (v. 14) – O Senhor Jesus Cristo não vai voltar sozinho, mas será acompanhado pelos exércitos que estão no céu (cf. 17.14). É importante observar que eles não possuem armas, pois não virão para lutar, mas para reinar com Ele (20.4-6; 1Co 6.2).
Enquanto os inimigos de Deus serã atormentados pelos séculos dos séculos, a igreja desfrutará da comunhão nas bodas do Cordeiro eternamente.
Em breve Cristo voltará como o Rei dos reis e Senhor dos senhores. Jesus Cristo é o Senhor da sua vida hoje? “Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro” (Ap 19.9).

Rev. Jocarli A. G. Junior

2 comentários:

  1. Nem sempre tenho podido estar as quartas na Igreja para te ouvir. Me alegro por poder acompanhar via blogspot. tomara outros membros que não podem estar conosco nas quartas, descubram este veículo. o meu Pastor também escreve bem. Até.

    ResponderExcluir
  2. Prezado irmão, paz!
    É uma alegria poder compartilhar a Palavra de Deus com você. Fico feliz em saber que esse blog tem sido bênção na sua vida... Que o Eterno Deus continue derramando sobre sua vida as mais ricas bênçãos.

    Em Cristo,

    Pastor Jocarli

    ResponderExcluir