segunda-feira, 11 de junho de 2012

Deus nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual

00402137“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais  em Cristo” (Efésios 1.3)

“... que nos tem abençoado...” – Essa expressão refere-se aos crentes, “os santos em Cristo Jesus...”. Em Efésios 1.2, Deus é o Pai dos crentes, aqui no verso 3 Deus é o Pai de Cristo (cf. v. 17; cf. Rm 15.6; 2Co 1.3; 1Pe 1.3). Em Efésios 1.2, a primeira Pessoa da Trindade pertence aos crentes, sugerida pela palavra “nosso”. No versículo 3, o pronome “nosso” mostra que os crentes pertencem a Cristo, a segunda Pessoa da Trindade. Uma vez que Cristo é o Filho de Deus e os crentes estão ligados a Ele, assim, também estão l igados ao Pai.[1]

Quando jovem, a rainha Vitória foi protegida pelo fato de que seria a próxima monarca da Inglaterra, a fim de que esse conhecimento pudesse prejudicá-la. Quando ela descobriu que seria rainha da Inglaterra, Vitória disse: “Então, serei uma boa pessoa!” Sua vida poderia ser controlada por sua posição.[2] Não importa onde estivesse, Vitória era governada pelo fato de que sentaria no trono da Inglaterra.

Quando nascemos de novo na família de Deus, nascemos ricos. Através de Cristo, compartilhamos as riquezas da graça de Deus (Ef 1.7; 2.7), a glória de Deus (Ef 1.18; 3.16), a misericórdia de Deus (Ef 2.4), e “as insondáveis riquezas de Cristo” (Ef 3.8). Nosso Pai Celestial não é pobre, Ele é rico e Ele nos fez ricos em Seu Filho.

João Calvino sabiamente resumiu a expressão “nos lugares celestiais” da seguinte forma: “Aconteça o que acontecer, nós sempre teremos boas razões para louvar ao nosso Deus, mesmo que nos tornemos pobres e miseráveis ​​no mundo, a felicidade do céu será suficiente para acalmar-nos, para adoçar todas as nossas aflições e tristezas, e para nos dar o contentamento, de tal forma, que possamos abrir os lábios e bendizer a Deus por mostrar-se tão bondoso... e por nos mostrar que nossa herança foi adquirida pelo sangue de seu único Filho, e que não podemos perdê-la...”[1]

O famoso pregador Charles Haddon Spurgeon, estava andando pelo interior da Inglaterra com um amigo. Ele notou um celeiro com um moinho de catavento. No topo da palheta estavam as palavras: “Deus é amor”. Spurgeon comentou que aquele era um lugar impróprio para aquela mensagem, porque as palhetas mudam de acordo com o tempo, mas o amor de Deus é constante, ele não muda. Mas amigo de Spurgeon discordou. “Você entendeu mal o significado”, disse ele. “Esse catavento diz à verdade que, não importa a força do vento, Deus é amor”.

Invista tempo meditando nas Escrituras como Efésios 1 ou Romanos 8, que tratam das riquezas espirituais que são nossas em Cristo Jesus. Medite sobre os Salmos que estão cheios de louvores a Deus em meio às dificuldades da vida. Permita que suas provações o levem a uma experiência mais profunda com o Senhor Jesus Cristo (Fp 3.8).


[1] John Calvin, Sermons on the Epistle to the Ephesians (1562; reprint, Carlisle, Pa.: Banner of Truth Trust, 1975), 21.


[1] Walvoord, J. F., Zuck, R. B., & Dallas Theological Seminary. (1983-). The Bible knowledge commentary : An exposition of the scriptures (Eph 1:3). Wheaton, IL: Victor Books.

[2] Wiersbe, W. W. (1996). The Bible exposition commentary (Eph 1:3). Wheaton, Ill.: Victor Books.

0 comentários:

Postar um comentário