sábado, 30 de junho de 2012

Ele é o Deus vivo!

lion-wallpaper-from-lion por Rev. Jocarli A. G. Junior

“Faço um decreto pelo qual, em todo o domínio do meu reino, os homens tremam e temam perante o Deus de Daniel, porque ele é o Deus vivo e que permanece para sempre; o seu reino não será destruído, e o seu domínio não terá fim.  Ele livra, e salva, e faz sinais e maravilhas no céu e na terra; foi ele quem livrou a Daniel do poder dos leões” (Dn 6.27-28).

No início da manhã, o rei Dario foi correndo até a cova dos leões a fim de encontrar Daniel com vida: “Daniel, servo do Deus vivo! Dar-se-ia o caso que o teu Deus, a quem tu continuamente serves, tenha podido livrar-te dos leões?” (v. 20). Para sua surpresa, a resposta foi um sonoro “Sim!” Daniel estava vivo! O Altíssimo havia fechado a boca dos leões (Hb 11.33).

Em seguida o rei mandou que tirassem Daniel da cova dos leões imediatamente. Ao sair, eles examinaram-no meticulosamente e descobriram que nenhum dano se achou nele (v. 23). Não havia um arranhão sequer! Tampouco Daniel se mostrava apavorado! O texto atribui esta libertação ao fato de que Daniel “crera em Deus” (6.21-23).

Dario citou quatro motivos para seus súditos temerem e tremerem diante de Deus: Primeiro, o Deus de Daniel era o Deus vivo, ativo nos assuntos dos homens. Segundo, Ele era o Deus eterno cujo reinado nunca seria destruído. Terceiro, o Deus de Daniel “livra e salva”, porque livrou o seu servo do poder dos leões. Finalmente, o Deus de Daniel “realiza sinais e maravilhas no céu e na terra”. Talvez o rei tivesse aprendido com Daniel outras grandes obras que foram realizadas pelo Senhor na história ao seu povo.[1]

E assim, novamente, temos, pela terceira vez, um rei de Babilônia, confessando a soberania do Deus de Israel.

“Daniel, pois, prosperou no reinado de Dario e no reinado de Ciro, o persa...” (v. 28) Quando cuidamos de nossa integridade, Deus nos exalta. Daniel viu a Babilônia cair, mas permaneceu firme e foi promovido no reino de Dario. Deus honra aqueles que o honram. Deus é quem exalta e também quem humilha. Dario foi levado a reconhecer a grandeza e o poder de Deus.

O verso final neste capítulo simplesmente diz que Daniel prosperou no reinado de Ciro, bem como no reinado de Dario. Mas, o que mais se poderia esperar com um Deus como o Senhor e um crente como Daniel?[2]

Quer enfrentemos a fornalha de fogo (1Pe 1.6-8; 4.12-19) ou o leão que ruge (1Pe 5.8-10), estamos sob os cuidados do Senhor, e Ele cumprirá seus propósitos divinos para sua glória. Diante disso, devemos lançar sobre ele toda a nossa ansiedade, porque ele tem cuidado de nós (1Pe 5.7).


[1] Smith, James E.: The Major Prophets. Joplin, Mo. : College Press, 1992, S. Dn 6:25-27

[2] Simpson, D. J. (2000). The Book of Daniel. Clear Study Series (55). Nashville, TN: Randall House Publications.

0 comentários:

Postar um comentário