sábado, 8 de setembro de 2012

A Cruz de Cristo

cross1

As pessoas usam crucifixos em camisetas, tatuagens, chapéus e joias, simbolizando a mensagem cristã, embora poucos conhecem o seu real significado. A palavra grega para cruz significa “uma estaca” e se refere a uma forma brutal de pena capital usada por muitos povos antigos. A primeira prática era simplesmente empalar a vítima em um poste afiado. Com o tempo, dois pedaços de madeira foram unidos para formar um “T” ou para estender o polo vertical acima da barra como a maioria dos crucifixos hoje.

Após a sentença, os romanos obrigavam o condenado a realizar a viga para o local de execução escoltado por quatro soldados e um Centurião (Jo 19.17, Mt 27.32). Eles precediam a crucificação com açoites (Jo 19.1, Atos 22.24). (Jesus foi açoitado, aparentemente, antes de caminhar para o local da crucificação, porque Simão de Cirene foi forçado a carregar a cruz [Lc 23.26], o que sugere que Jesus não foi capaz de fazê-lo.) Os pulsos da vítima eram amarrados ou pregados na madeira (Lc 24.40), o qual era então içado e ligado ao poste vertical. Os pés eram presos, e um cartaz anunciando os crimes era exposto.

Autores antigos raramente mencionavam a crucificação. Seus leitores consideravam a crucificação algo ultrajante. Os escritores do evangelho refletem a mesma reserva. Seus relatos de julgamento e a morte de Jesus são extremamente detalhados, mas seu registro de Sua crucificação é breve. Todos os quatro simplesmente escreveram: “Eles o crucificaram” (Mt 27.35, Mc 15.24-25, Lc 23.33, Jo 19.18).

Uma vez que estas execuções eram públicas, as vítimas sofriam abuso verbal e estigma social (Mc 15.29). Apenas os escravos e criminosos perigosos eram crucificados; cidadãos romanos estavam isentos, exceto por traição ou deserção militar. Os judeus carregavam um estigma adicional, alguém pendurado em um madeiro era considerado amaldiçoado por Deus (Dt 21.23). Portanto, a mensagem cristã de um Messias crucificado levantou um problema especial para os judeus.

A acusação movida contra Jesus pelo Sinédrio, o corpo governante de Israel, foi a insurreição, um crime intolerável no Império Romano (Lc 23.2, 5). Mas o plano de Deus estava trabalhando através da política judaica e romana para fornecer a nossa salvação pela morte de Jesus (1Co 15.3)

Portanto, a cruz de Cristo é a essência da mensagem de Deus (1Co 2.2), o símbolo máximo do amor de Deus ao lançar nossa acusação dos pecados sobre Cristo, e assim, anulando as acusações contra nós (Cl 2.14). Jesus usou a cruz para simbolizar o discipulado: “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me” (Mc 8.34). Seus ouvintes entenderam que a rejeição e o sofrimento acompanham aqueles que O seguem. Hoje, quando alguém usa uma cruz, ele desfila o símbolo da redenção de Deus. Aqueles que conhecem o significado da cruz devem viver a sua verdade na presença dos outros. Você está disposto a carregar a cruz e sofrer por seguir a Jesus?

0 comentários:

Postar um comentário