domingo, 16 de setembro de 2012

Onde você vai passar a eternidade?

SKY-HEAVEN

Uma das lindas doutrinas bíblicas é chamada de Escatologia, onde se estuda a respeito das últimas coisas, o futuro. A Bíblia fala claramente a respeito do céu, local que Jesus foi preparar para habitar com Seu povo (Jo 14.2). O inferno também existe e é o oposto: local de tormento e dor, habitação do diabo e seus anjos, onde conscientemente estarão os ímpios – aqueles que rejeitarão o Senhor Jesus, eternamente.

Sinais da Vinda de Jesus

O Senhor Jesus prometeu voltar ao mundo para consumar sua obra. Antes de ser entregue para a crucificação, Jesus falou sobre alguns sinais que precederiam a Sua volta. Em Mateus 24 estão registrados alguns deles: o crescimento do número de conflitos entre os países, guerras e rumores de guerras (v. 6); o crescimento da apostasia, a fé esfriando (v.12); o crescimento dos movimentos heréticos; o aparecimento de falsos cristãos (v.11). Também serão dias de fome, pestes, etc. O Senhor Jesus não revelou o dia e a hora de Seu retorno, mas uma coisa é certa, Ele não irá demorar (Mt 24.36; 2Pe 3.9). A ordem de Jesus é para que permanecemos sempre vigilantes, para não sermos apanhados de surpresa (Lc 12.35-37).

Alguns Conceitos Falsos

Vários conceitos são proclamados sobre a eternidade, mas são simplesmente crendices populares sem nenhuma base bíblica.

  1. Deus é amor e não mandará ninguém para o inferno - É verdade, Deus é amor, mas também é justo e santo. Aquele que não desejou viver ao Seu lado, em vida, seria uma injustiça levá-lo para morar eternamente no céu. Em João 3.16 e 18 vemos que o céu é para quem crer. Aquele que não recebeu pela fé, a purificação de seus pecados, pelo sacrifício de Jesus, continua impuro, e não entrará no céu (Ap 21.1-8).
  1. Céu e inferno são aqui na terra e no presente tempo - Aqui se faz, aqui se paga! É verdade que o resultado de muitas ações, são contempladas aqui, mas a Bíblia fala de uma colheita no juízo final (Rm 2.5-10; Gl 6.6-10).
  1. Morreu acabou - Esta é a tese do materialista: vamos virar pó e só. A Bíblia diz que não: Ec 12.7; Lc 23.43.
  1. Somente os justos ressuscitarão - Esta é a teoria adventista. Segundo eles, os ímpios ficarão dormindo, sem nenhum problema, e somente os justos ressuscitarão para a vida eterna. Essa é uma grande heresia (Veja Mt 10.28).
  1. Depois da morte voltaremos a terra para uma purificação - Esta é a teoria espírita para uma reencarnação. A medida em que a pessoa vai se reencarnando, transforma-se em algo melhor. Se fosse assim, o mundo hoje seria bem melhor que nos tempos passados, e não é isto que temos visto. Os homens estão indo de mal a pior (Hb 9.27).
  1. Ficamos em um purgatório até sermos purificados - Esta é uma doutrina católica. As pessoas que ficam, rezam pela alma dos mortos e eles saem do purgatório que é o local onde se paga pelos pecados cometidos. Entranto, lemos na Bíblia que não há saída do destino eterno: “... O verme não morre e o fogo não se apaga” (Mc 9.43-44).
  1. Só a alma que é eterna - A Bíblia diz que o corpo também aparecerá para ser transformado, no caso dos salvos. Os ímpios continuarão com o velho corpo (1Co 15.52-55; 1Ts 4.16-17).

O que a Bíblia Diz sobre a Eternidade?

Em Lc 16.19-31 encontramos de uma forma completa, uma grande janela aberta para a eternidade. Verdades claras que combatem com eficiência todas as heresias afirmadas acima. Lá aparece um rico que morre sem compromisso com Jesus e um pobre que morre com Jesus. No mesmos instante se perceberam no destino eterno, estavam conscientes e um grande abismo os separava. Lázaro foi reconhecido pelo rico e o rico não conseguiu enviar uma mensagem para os seus irmãos na terra.

A Condição das Almas após a Morte

a) As almas dos justos - São aperfeiçoadas em santidade e recebidas na glória, onde desfrutam da presença de Deus. (Lc 23.43; 2Co 5.1-9; Fp 1.23). Ficam aguardando a redenção dos corpos (Rm 8.23; 1Co 15.42-44)

b) As Almas dos Ímpios - São lançadas no inferno, onde permanecem em tormentos (Lc 16.22-26). Ficam aguardando o juízo do grande dia (Jo 5.28,29; 2Pe 2.9)

A Ressurreição dos Mortos

a) Acontecerá no último dia (Jo 6.39,40).

b) Alcançará a todos: justos e ímpios. (At 24.15; 2Co 5.10).

c) Todos ressuscitarão com os seus mesmos corpos (1Co 6.13-20).

d) Os corpos será aperfeiçoados com qualidades diferentes (1Co 15.50-55).

e) Os corpos se unirão novamente às suas almas para sempre (1Ts 4.14-17).

f) Os corpos dos injustos serão ressuscitados para a desonra (Dn 12.2).

g) Os corpos dos justos serão ressuscitados para a honra e para serem semelhantes ao corpo glorioso de Cristo (Rm 8.11; 1Co 15.32-44; Fp 3.20,21)

Conclusão:

O ensino do novo céu e da nova terra enche o nosso coração de esperança, coragem e otimismo em tempos de desespero e depravação.

Em Apolipse está registrado: “O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho” (Ap 21.7). A promessa mais maravilhosa para aqueles que vencerem, é a promessa de que estarão com Deus e serão chamados filhos de Deus. Mesmo nesta vida é um privilégio do crente ser o filho adotivo do Deus do universo (Jo 1.12; Rm 8.14-17; 2Co 6.18; Gl 4.5; Ef 1.5; Hb 12.5-9; 1Jo 3.1). Mas apenas no céu, quando os crentes entram na sua herança, a adoção se tornará plenamente efetiva (Rm 8.23).

Para os crentes, o novo céu e a nova terra será um universo de felicidade eterna na gloriosa presença de Deus. No entanto, para os incrédulos, será um lugar aterrorizante de tormento insuportável e eternamente longe da presença de Deus (2Ts 1.9). Warren W. Wiersbe corretamente escreveu: “O mundo considera os cristãos “fracassados”, mas na verdade, os não salvos é que são!”.

Diante disso, onde você vai passar a eternidade?

0 comentários:

Postar um comentário