quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

não se distraia com aqueles que não estão cooperando

CrossedArms “Ao lado destes, repararam os tecoítas; os seus nobres, porém, não se sujeitaram ao serviço do seu senhor” (Ne 3.5)

Um líder não deve se distrair com aqueles que não estão cooperando. Neemias 3.5 menciona os nobres de Tecoa que se recusaram a participar do projeto, talvez por orgulho ou por alguma restrição a Neemias. Todavia, é interessante notar que o descontentamento de seus líderes não impediu que os homens de Tecoa trabalhassem. Eles não só construíram uma parte dos muros (v. 5), mas aparentemente restauraram outra parte também (v. 27).[1] Além do mais, alguns nobres de outras cidades arregaçaram as mangas e conjuntamente trabalharam (3.9, 12). Entretanto, Neemias não gastou tempo nem energia para lidar com os nobres de Tecoa. Em vez disso, ele trabalhou com aqueles que estavam dispostos a cooperarem com a obra. Os nobres que não se envolveram perderam uma excelente oportunidade de contribuir com a obra de Deus. Na realidade, além da preguiça, esses nobres estavam comprometidos com Tobias em troca de ganho pessoal (6.17-19).

O que teria acontecido se Neemias tivesse parado a obra para responder aos críticos? Será que o muro teria sido restaurado em 52 dias? A resposta é simples: Não! Nunca deixe alguém que não faz nada dizer a você como fazer algo.[2]

O comentarista Fleming, J. L. conta a história de um capitão que, no meio de uma batalha, perdeu um de seus homens. Ele lembrou que a última vez que não tinha visto o soldado, eles estavam passando por uma vila a alguns quilômetros de distância. Assim que pode, o capitão deixou os homens em segurança e foi à vila e encontrou o soldado passeando em um belo jardim. Ele foi submetido a corte marcial e sua única defesa foi: “Mas eu não estava fazendo nada!” Isso, naturalmente, era o motivo de sua convicção de que em um momento de conflito, ele estava totalmente indiferente às ordens de seu superior.[3]

Lamentavelmente, os soldados e desertores, trabalhadores e preguiçosos, estão conosco hoje. Você é como os nobres de Tecoa, que queriam os benefícios de uma Jerusalém reconstruída, mas se recusam a se envolver no trabalho do Senhor?


[1] Boice, J. M. (2005). Nehemiah : An expositional commentary (47). Grand Rapids, Mich.: BakerBooks.

[2] CATT, Michael. Vivendo Corajosamente. São Paulo: Imprensa da Fé, 2012, p. 122.

[3] Fleming, J. L. (2005; 2005). Rebuilding the Wall (Ne 3.1–32). James L. Fleming.

0 comentários:

Postar um comentário