sábado, 12 de janeiro de 2013

O Poder das Palavras

cover-mouth“ Ensinai-me, e eu me calarei; dai-me a entender em que tenho errado. Oh! Como são persuasivas as palavras retas! Mas que é o que repreende a vossa repreensão? Acaso, pensais em reprovar as minhas palavras, ditas por um desesperado ao vento? Até sobre o órfão lançaríeis sorte e especularíeis com o vosso amigo?” (Jó 6.24–27).

Dizem que existe uma víbora chamada “dois passos”. Ao morder uma pessoa, ela dá dois passos e morre. Seu veneno paralisa rapidamente o seu sistema nervoso que para o coração. Mas, existe algo tão perigoso e mortal quanto à serpente de dois passos. As palavras têm o potencial de matar relacionamentos, paralisar o amor, envenenar a mente, destruir a fé, manchar a pureza e desfigurar a reputação.

Jó reconheceu a capacidade destruidoras das palavras quando ele exclamou: “Oh! Como são persuasivas as palavras retas!” Depois do ataque de Elifaz, o temanita (Jó 4.1-5.27), ele foi levado a frustração. Em vez de ajudar, seu companheiro bem-intencionado só serviu para minar seu amigo com suas palavras (v. 27).

Quando nossas palavras são corretas, elas podem ser uma força poderosa para o bem. Mas quando são erradas, elas funcionam como um veneno mortal. Em vez de serem úteis, tornam-se destrutivas. Ao invés de edificar nossos amigos, elas podem derrubá-los.

Tenha cuidado ao falar com os outros. Considere suas palavras antes de dizê-las. Especialmente em tempos de crise, a palavra certa pode trazer cura e encorajamento, enquanto a palavra errada pode destruir seus relacionamentos. Seja sensível ao Espírito de Deus. Busque a Sua orientação antes de se expressar. Além disso, peça a Deus para colocar um guarda em sua boca para impedi-lo de dizer palavras erradas (Sl 141.3).

0 comentários:

Postar um comentário